Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Carta pelo Empreendedorismo: FecomercioSP e Frente Parlamentar elaboram e entregam documento com propostas prioritárias ao governo paulista

Documento apresenta ações práticas para o desenvolvimento econômico, além de ações para a desburocratização da gestão pública e a desoneração tributária

Ajustar texto A+A-

Carta pelo Empreendedorismo: FecomercioSP e Frente Parlamentar elaboram e entregam documento com propostas prioritárias ao governo paulista
Na foto, da esquerda para direita, Roberto Carlos da Silva, Tarcísio de Freitas e Gisela Lucas Araújo Lopes (Imagem: divulgação)

Em mais uma ação para a melhoria do ambiente de negócios, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) participou da elaboração e da entrega da Carta pelo Empreendedorismo ao Governo do Estado de São Paulo. O documento foi entregue, nesta terça-feira (21), pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), da Assembleia Legislativa (Alesp), ao governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de lideranças empresariais e de outras instituições.

O documento reúne as mais importantes propostas de diferentes setores econômicos para o empreendedorismo paulista por meio de políticas públicas. As ideias expostas, que devem ser priorizadas nos próximos quatro anos de governo, seguem o escopo de objetivos da FecomercioSP voltados a inovação, geração de empregos e renda e aumento da competitividade no setor produtivo, além de ações para a desburocratização da gestão pública e a desoneração tributária.

Dentre os 12 pontos de destaque do documento, estão:

- simplificação tributária,
- desburocratização, acesso a crédito, novos mercados, inovação tecnológica e educação empreendedora;
- arranjos produtivos locais, capacitação e orientação técnica e incentivo ao associativismo e ao cooperativismo;
- revisão da política de substituição tributária e do ICMS;
- cultura e economia criativas;
- desenvolvimento do turismo e produção artesanal;
- incentivo para que micro e pequenas empresas vendam mais para o Estado;
- incentivo às práticas ESG, entre outras.

mesa_recebimento_carta_pelo_empreendedorismo_733FecomercioSP participou da entrega da Carta pelo Empreendedorismo ao governador em evento no Palácio dos Bandeirantes; na foto, ao centro, o deputado estadual Itamar Borges e o governador Tarcísio de Freitas
(Foto: divulgação)

A entrega da carta, que é uma continuidade às atividades da Frepem – composta por deputados estaduais – conta com a colaboração da FecomercioSP, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (Sescon) e de outras entidades.

Da Entidade, estiveram presentes no encontro Gisela Lucas Araújo Lopes, vice-presidente da Federação e presidente do Conselho de Comércio Varejista (CCV), e Roberto Carlos da Silva, presidente do Conselho do Comércio Atacadista (CCA), com apoio da assessoria técnica e de relações institucionais da entidade.

capa_carta_pelo_empreendedorismo_733maiorDocumento reúne as mais importantes propostas de diferentes setores econômicos para o empreendedorismo paulista por meio de políticas públicas
(Foto: divulgação)

Deputados Estaduais Membros e Apoiadores da Frente Parlamentar do Empreendedorismo:

Presidente: Itamar Borges (MDB)
Adalberto Freitas (PSDB)
Alexandre Pereira (SD)
Altair Moraes (REPUBLICANOS)
André Do Prado (PL)
Barros Munhoz (PSDB)
Caio França (PSB)
Campos Machado (AVANTE)
Carla Morando (PSDB)
Carlos Cezar (PL)
Carlos Giannazi (PSOL)
Castello Branco (PL)
Cezar (PDT)
Daniel José (PODE)
Delegado Olim (PP)
Dirceu Dalben (CIDADANIA)
Edmir Chedid (UNIÃO)
Edson Giriboni (UNIÃO)
Emidio De Souza (PT)
Enio Tatto (PT)
Fernando Cury (UNIÃO)
Gilmaci Santos (REPUBLICANOS)
Itamar Borges (MDB)
Jorge Caruso (MDB)
Jorge Wilson Xerife Do Consumidor (REPUBLICANOS)
José Américo (PT)
Leci Brandão (PC Do B)
Léo Oliveira (MDB)
Leticia Aguiar (PP)
Luiz Fernando T. Ferreira (PT)
Márcia Lia (PT)
Marcio Da Farmácia (PODE)
Marcio Nakashima (PDT)
Marcos Damasio (PL)
Marcos Zerbini (PSDB)
Maria Lúcia Amary (PSDB)
Marina Helou (REDE)
Marta Costa (PSD)
Mauro Bragato (PSDB)
Paulo Fiorilo (PT)
Professor Kenny (PP)
Rafa Zimbaldi (CIDADANIA)
Rafael Silva (PSD)
Reinaldo Alguz (UNIÃO)
Ricardo Madalena (PL)
Ricardo Mellão (NOVO)
Roberto Engler (PSDB)
Rogério Nogueira (PSDB)
Roque Barbiere (AVANTE)
Sargento Neri (PATRI)
Sebastião Santos (REPUBLICANOS)
Sergio Victor (NOVO)
Tenente Nascimento (REPUBLICANOS)
Teonilio Barba (PT)
Thiago Auricchio (PL)
Valeria Bolsonaro (PL)
Vinícius Camarinha (PSDB)
Wellington Moura (REPUBLICANOS)

Prioridades 2023

Vale lembrar que, em fevereiro, a Federação recebeu, em reunião com diretores e líderes empresariais, o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth. Na ocasião, Gisela Lopes e Ivo Dall'Acqua Júnior, ambos vice-presidentes da Entidade, entregaram a Ramuth um material com propostas da FecomercioSP, desenvolvido a partir das demandas das empresas.

O conteúdo é formado por projetos prioritários e fundamentais em diversas vertentes – dentre elas, tributária, economia digital e inovação, relações internacionais, turismo, sustentabilidade, energia e ESG –, com o objetivo de serem postos em prática entre 2023 e 2026.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)