Legislação
17/08/2015Cartilha digital orienta sobre regras para afixação de preços e fiscalização
Página na web tem vídeos para auxiliar nos esclarecimentos aos comerciantes
A cartilha “Afixação de preços e fiscalização”, criada em 2012 a partir da parceria entre a FecomercioSP e o Procon-SP, ganhou uma versão digital. A página afixacaodeprecos.fecomercio.com.br traz todas as orientações sobre os critérios a serem atendidos pelos empreendedores, bem como quanto aos cuidados que devem ser tomados a fim de evitar multas.
Entre as regras, está a colocação de preços nos produtos, que devem estar corretos, legíveis e de fácil acesso para a consulta do consumidor. O valor de venda à vista precisa ser acompanhado do das taxas de juros e encargos, por exemplo.
Aos estabelecimentos que optam código referencial, ou seja, números ou cores que correspondem a preços relacionados em uma tabela, os valores listados precisam estar perto dos respectivos produtos e de fácil entendimento ao cliente.
Quando forem oferecidos aparelhos para a verificação de preço a partir da leitura de códigos de barras, os equipamentos não podem ter distância maior que 15 metros entre eles e todos devem estar em funcionamento.
Acesse a cartilha digital e confira o material completo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/cartilha-digital-orienta-sobre-regras-para-afixacao-de-precos-e-fiscalizacao