Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Cenário atual no Brasil e no mundo: País empobrece em meio a discurso radical de candidatos à presidência; Estados Unidos podem elevar juros

Confira os principais pontos analisados no 22º podcast do CEEP

Ajustar texto A+A-

Cenário atual no Brasil e no mundo: País empobrece em meio a discurso radical de candidatos à presidência; Estados Unidos podem elevar juros

Na seção política, a análise é de que o “centro democrático” se colocar como “a única via” entre os dois polos mais bem colocados nas intenções de voto para a presidência
(Arte: TUTU)

A surpreendente inflação negativa, o discurso radical dos dois principais candidatos à Presidência da República nas próximas eleições e a possibilidade de o Federal Reserve (FED) aumentar as taxas básicas de juros da economia norte-americana estão entre os principais pontos analisados no 22º podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

Na gravação, o economista e copresidente do conselho, Antonio Lanzana, comenta a disparada dos preços e o comportamento do consumidor médio, que assiste à corrosão da capacidade de compra, além da lenta recuperação dos setores econômicos.

Saiba mais sobre a conjuntura nacional e internacional
Xadrez Eleitoral: presidenciáveis precisam apresentar condições para reverter estagnação econômica
Repique do dólar e inflação generalizada impõem novos desafios à economia
Pressionada pela guerra, inflação vai estourar o teto da meta pelo segundo ano consecutivo, avalia CEEP

Na seção política, o também copresidente do conselho, Paulo Delgado, fala da tentativa do “centro democrático” de se colocar como “a única via” entre os dois polos mais bem colocados nas intenções de voto para a presidência. Delgado ainda analisa a tensão entre o Executivo e o Supremo Tribunal Federal (STF) e os resultados das eleições na França.

No último bloco, o economista André Sacconato explica como a alta de juros nos Estados Unidos pode afetar, ainda mais, a economia brasileira, bem como destaca os riscos de estagflação (cenário marcado pela situação simultânea de estagnação econômica, ou até recessão, e altas taxas de inflação) na Europa e de inflação na China.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Conheça o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

Para lidar melhor com os desafios da economia brasileira, tenha acesso a produtos exclusivos oferecidos pela FecomercioSP como mediação e arbitragem, cursos e consultoria sobre eSocial, defesa administrativa, adesão ao Regime Especial de Piso Salarial (Repis), entre outros.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)