Negócios
23/08/2024Certificado de Origem: entenda os benefícios nas operações comerciais e saiba como emiti-lo com a FecomercioSP
Documento é forma de comprovar a procedência de produtos comercializados no exterior, além de representar um diferencial nos custos finais com isenções de impostos
As empresas que desejam atuar no comércio exterior podem usufruir de diversas vantagens previstas nos acordos comerciais do Brasil com dezenas de países, como a redução de impostos e a comprovação da autenticidade e da origem das mercadorias que comercializam.
Com o Certificado de Origem, é possível diminuir os custos e, ainda, contar com vantagens fiscais que reduzem o preço do seu produto para o consumidor internacional (sem mexer no valor).
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), uma das entidades autorizadas a emitir o documento, pode auxiliá-lo nessa empreitada. E o melhor: associados da FecomercioSP ainda têm mais condições especiais, com descontos de até 67% e validação do documento em até 24 horas. Confira a tabela de preços!
Existem vários modelos de Certificado de Origem estabelecidos por cada acordo, que, por sua vez, exige a obrigatoriedade de diferentes documentos a serem apresentados no momento da emissão. Confira a, seguir, os principais esclarecimentos sobre o documento e os diferenciais de emiti-lo com a FecomercioSP.
O que é o Certificado de Origem?
Documento que comprova a origem brasileira da mercadoria, permite a isenção ou redução de impostos decorrentes dos acordos internacionais firmados entre Brasil e o país onde se situa o importador, determinante daquele certificado de origem.
A FecomercioSP é uma entidade habilitada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) — do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — para oferecer a emissão do Certificado de Origem Preferencial (Acordos), do Certificado de Origem Não Preferencial (Comum), da Declaração de Livre Venda e dos impressos e digitais (COD).
Isso vale para as empresas de quaisquer segmentos ou portes que atuam na atividade de exportação, por meio do Sistema Informático Online.
O documento é obrigatório para importação e exportação?
O Certificado de Origem não é o obrigatório para a exportação, porém torna o produto mais atrativo ao importador, pois, além comprovar a origem da mercadoria, oferece benefícios tarifários.
Ajuda a reduzir custos para as empresas?
O Certificado de Origem também possibilita reduções e até mesmo isenções de impostos, dependendo dos acordos comerciais firmados entre os países exportador e importador.
As pequenas empresas têm alguma vantagem com o Certificado de Origem? Podem adquirir mercadorias do exterior com menor custo, por exemplo?
A vantagem da redução ou da isenção de impostos é para qualquer empresa (inclusive as pequenas) que exporte e esteja de acordo com as regras. Lembrando que se trata de benefícios que existem para os acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte. Para tanto, o Certificado de Origem é fundamental.
Quais são os modelos de Certificado de Origem emitidos pela FecomercioSP?
- APTR.04 —Todos os Países — Membros da Aladi
- ACE.02 — Brasil e Uruguai (automotivo)
- ACE.14 — Brasil e Argentina (automotivo)
- ACE.18 — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
- ACE.35 — Mercosul e Chile
- ACE.36 — Mercosul e Bolívia
- AAP.38 — Brasil, Guiana e São Cristóvão e Névis
- ACE.53 — Brasil e México
- ACE.55 — Mercosul e México (automotivo)
- ACE.58 — Mercosul e Peru
- ACE.59 — Mercosul e Equador e Venezuela
- ACE.62 — Mercosul e Cuba
- ACE.69 — Brasil e Venezuela
- ACE.72 — Mercosul e Colômbia
- ACE.74 — Brasil e Paraguai (automotivo)
- Índia — Mercosul e Índia
- Israel — Mercosul e Israel
- Comum
- Procedência
- Declaração de Livre Venda
Quais são as etapas e o prazo para emissão do documento pela FecomercioSP? O que o empresário precisa fazer?
Primeiro, cadastrar-se no sistema pelo site da FecomercioSP. Caso conte com o serviço de um despachante, ele deverá ser cadastrar e ser vinculado à conta exportadora.
Após a aprovação das declarações, será possível iniciar o preenchimento do Certificado de Origem e enviá-lo para validação. Esse procedimento tem o prazo de até 24 horas após a apresentação completa e correta das informações, salvo exceções. Feito isso, será gerado o boleto para pagamento.
O certificado, que deve ser apresentado na sede da FecomercioSP — localizada na Av. Rebouças, 3377, Pinheiros, São Paulo/SP — em quatro vias para assinatura, precisa já estar assinado e carimbado no campo específico da parte exportadora. Em caso de COD (certificado digital), o procedimento é feito de forma online no sistema.
Quais são os documentos necessários para a emissão?
Fatura comercial dos produtos a serem exportados, que terá validade de até 60 dias corridos contados da data da sua expedição.
Declaração de origem dos produtos, cuja vigência é de 180 dias consecutivos contados da data de emissão do documento, deve descrever fielmente os produtos a serem exportados e trazer informações precisas sobre os itens, conforme prevê a legislação brasileira.
Caso os produtos descritos na declaração sofram alterações referentes aos insumos ou aos processos produtivos (desde que estejam dentro do prazo de validade do documento), a empresa deve emitir uma nova declaração que contemple todas as modificações.
Quais os diferenciais e as vantagens de emitir o Certificado de Origem com a FecomercioSP?
- Valores diferenciados para associados (confira a tabela de preços)
- Auxílio por parte dos analistas, tirando dúvidas das empresas que estão emitindo pela primeira vez, seja por telefone, seja por e-mail
- Emissão online pelo site
- Utilização de certificados emitidos como base para reemissão
- Acervo com o histórico de certificados emitidos
- Administração de pendências e aprovações
- Comunicação sobre a aprovação (ou não) via e-mail
- Manutenção de um sistema de pagamento via boleto com emissão na hora da impressão
- Pagamentos avulsos ou mensais acima de 20 certificados por mês
- Busca de certificados emitidos por palavra-chave ou data de emissão
- Criação de subcontas para o gerenciamento das emissões
Acesse o Fecomercio Lab e saiba mais!