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Imprensa

Comércio da região de Araçatuba apresenta faturamento de R$ 596,8 milhões em março

Vendas do município e cidades vizinhas tiveram queda de 5,1% sobre mesmo mês de 2013

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São Paulo, 16 de junho de 2014 – O varejo da região de Araçatuba faturou R$ 596,8 milhões em março, com queda de 5,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparado ao resultado de fevereiro, o recuo foi de 3,1%. Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), em 16 regiões paulistas.

Das dez categorias que compõem a pesquisa, na análise anual – março de 2014 contra março de 2013 – sete apresentaram recuos de faturamento. O mais acentuado foi o registrado pelas concessionárias de veículos, com queda de 22,9% aos R$ 62,6 milhões. A segunda pior baixa aconteceu no setor de lojas de móveis e decoração, que somou R$ 6 milhões, após retração de 16,4%. A atividade de autopeças e acessórios também teve faturamento em recuo, de 14,1%, apontando R$ 19 milhões, seguida das lojas de departamentos – com queda de 11,4% e faturamento de R$ 17,3 milhões em março passado.

Ainda no campo negativo, a categoria de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos apresentou desempenho 5,2% mais baixo e as vendas chegaram a R$ 13,2 milhões. A atividade de lojas de vestuário, tecidos e calçados também mostrou recuo, com receita em março passado de R$ 28,5 milhões (3,3% menor que o mesmo mês de 2013).

Os três segmentos que apresentaram crescimento em vendas na região foram os de farmácias e perfumarias (alta de 10,4% e faturamento na ordem de R$ 39,7 milhões); de materiais de construção, com variação positiva de 2,1% e receita de R$ 41,5 milhões; e de supermercados, com R$ 193,3 milhões, após alta de 0,9%. As demais empresas do comércio em geral também registraram diminuição de faturamento, com queda de 6,3% e vendas em R$ 175,7 milhões.

Números estaduais 

No Estado, o comércio registrou faturamento de R$ 39,430 bilhões em março, recuando 3,9% em relação a igual mês de 2013 – descontada a inflação do período. Ao se confrontar com o resultado de fevereiro, no entanto, houve crescimento de 3,2%.

Seis dos dez segmentos pesquisados tiveram baixas de vendas no comparativo anual – março de 2014 contra março de 2013. O faturamento das lojas de departamentos foi o que proporcionalmente mais caiu no período, com recuo de 29,7% para R$ 1,612 bilhão. Ao registrarem redução de 15,7%, totalizando R$ 5,174 bilhões, as concessionárias de veículos amargaram o segundo pior desempenho. As lojas de eletrodomésticos e eletrônicos também apresentaram considerável diminuição de vendas, ao somarem R$ 1,698 bilhão (-7,2%). Os supermercados encerraram o mês de março com R$ 12,339 bilhões, registrando baixa de 2,8%. Outra atividade que contribuiu para o resultado negativo do comércio em geral foi a de vestuário, tecidos e calçados, após queda de 2,5% aos R$ 3,335 bilhões. As lojas de móveis e decoração faturaram R$ 587,6 milhões, caindo 1,2%.

Pelo lado positivo, os desempenhos de quatro segmentos evitaram um resultado ainda mais desfavorável para o varejo do Estado de São Paulo. As lojas de materiais de construção, por exemplo, aumentaram a receita em 1,5% apontando R$ 2,963 bilhões. A atividade de autopeças e acessórios cresceu 2,4%, com R$ 754,8 milhões de receita. Já as farmácias e perfumarias tiveram faturamento aumentado em 3,6% no período, aos R$ 2,348 bilhões. As outras atividades do comércio – nas quais os postos de combustíveis possuem maior relevância – faturaram R$ 8,619 bilhões, após crescerem 5,8%.

Nota metodológica 

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e dez setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades). 

Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado. 

Confira aqui o faturamento do comércio nas demais regiões do Estado de São Paulo.

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