Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comércio desempenha papel fundamental para as agendas ambientais do Estado, afirma diretora de Gestão da Cetesb em reunião da FecomercioSP

Proximidade com o consumidor mostra como a atuação do setor é fator determinante na expansão dos pontos de entrega de Logística Reversa

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
Comércio desempenha papel fundamental para as agendas ambientais do Estado, afirma diretora de Gestão da Cetesb em reunião da FecomercioSP
José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade, relembrou a participação ativa da FecomercioSP nos SLRs (Arte: TUTU)

A atuação das empresas paulistas para o cumprimento das agendas ambientais do Estado de São Paulo e, especificamente, nos Sistemas de Logística Reversa (SLRs) foi enaltecida por Liv Nakashima Costa, diretora de Gestão Corporativa da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na última sexta-feira (14), em reunião do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

É importante a participação do comércio em todos esses termos com pontos de entrega. O comércio tem grande proximidade com o consumidor e consegue fazer um trabalho de sensibilização, trazendo a consciência para o cliente sobre a importância da logística reversa. Dados mais recentes mostram, inclusive, que o aumento dos pontos de entrega tem impacto sobre as quantidades de material comercializado e destinado corretamente à reciclagem”, detalhou a executiva.

O contrário também é verdade. A redução dos pontos de entrega impacta a quantidade recolhida de resíduos. Este fato foi detectado no período do ápice da pandemia, quando lojas ficaram fechadas — e, posteriormente, abriram as portas com horário reduzido.

Esta queda é confirmada na tabela a seguir, com os dados de quantidade em toneladas de resíduos sujeitos à Logística Reversa coletados entre 2018 e 2021.

                                                     Ano                  Toneladas coletadas

                                               2021                     602.423
                                               2020                     512.982
                                               2019                     562.643
                                               2018                     486.261

“Uma das nossas motivações é aumentar os pontos de entrega, que envolve diretamente a atuação dos comerciantes, além de tornar os municípios capacitados para fiscalizá-los. ”, destacou Liv.

José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade, relembrou a participação ativa da FecomercioSP nos SLRs e entende ser importante que a Cetesb tenha mais comando e controle para acelerar o processo e enfatizou o papel da Federação. “A ampla expansão da logística reversa, para receber de volta os produtos e reciclá-los, é uma questão difícil para a Cetesb e para o setor de comércio. Contudo, a FecomercioSP tem interesse em continuar colaborando, como temos feito, divulgando as obrigações das empresas para alcançar melhores resultados.”

Saiba mais

A Entidade disponibiliza uma plataforma específica de Logísitca Reversa que explica cada sistema. Para participar ou esclarecer dúvidas, envie um e-mail para logisticareversa@fecomercio.com.br.

Conselho de Sustentabilidade e a Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil

Sabia que 40% do total de resíduos domiciliares e de limpeza urbana coletados no Brasil são dispostos de forma inadequada, tendo grave impacto na saúde e no meio ambiente?

Ninguém está alheio a isso. Por isso, temos pleitos e pautas prioritárias para mudar esse cenário. Gestão de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Economia Circular são temáticas fundamentais para nós.

Confira nosso folder para ficar por dentro do assunto! Entre em contato com o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, presidido pelo professor José Goldemberg, e faça parte dessa mudança!

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)