Sustentabilidade
15/12/2015Comércio deverá receber embalagens para reciclagem após assinatura de acordo setorial
Empresas e Ministério do Meio Ambiente firmaram acordo no fim de novembro para dar destinação ambientalmente correta aos materiais
Foi assinado no fim de novembro um acordo setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral entre o Ministério do Meio Ambiente e as empresas fabricantes e importadoras de embalagens ou que comercializam produtos em embalagens, representadas por 18 associações, além da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Como anuentes do acordo mais seis instituições e, entre elas a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O acordo visa dar destinação ambientalmente correta a embalagens feitas de papel, papelão, plástico, alumínio, aço, vidro e cartonada longa vida.
Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, governo e consumidores têm obrigações nesse sistema. No caso do comércio, é de disponibilizar espaço para receber o material (que deverá ser recolhido por fabricantes e importadores). É nos espaços disponibilizados nos estabelecimentos comerciais que o consumidor deverá entregar as embalagens que adquiriu.
Apesar de o acordo ter sido assinado em novembro, vale lembrar que algumas redes supermercadistas já têm em seu espaço físico Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recolher materiais para reciclagem. O consumidor já pode separar em casa os materiais que podem ser reciclados e deixá-los, sem custo, em qualquer um desses PEVs.
Confira, no infográfico abaixo, o papel de cada um na implantação do sistema de Logística Reversa:
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