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Imprensa

Comércio do Litoral apresenta faturamento de R$ 1,346 bilhão em março

Vendas da região tiveram queda de 6,6% sobre mesmo mês de 2013

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São Paulo, 16 de junho de 2014 – O varejo do litoral faturou R$ 1,346 bilhão em março, com queda de 6,6% em relação ao mesmo mês do ano passado – um dos piores resultados entre as 16 regiões pesquisadas no estado de São Paulo, ficando atrás somente da região do ABCD, com queda de 8,2%. Porém, comparado ao resultado de fevereiro, houve aumento de 0,8%. Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz). 

Das dez categorias que compõem a pesquisa, na análise anual – março de 2014 contra março de 2013 – sete apresentaram recuos de faturamento. O mais acentuado deles foi o registrado pelo segmento de lojas de móveis e decoração, com receita 17,7% menor aos R$ 5 milhões. As outras duas piores quedas aconteceram nas atividades de lojas de departamentos, com faturamento de R$ 43,4 milhões, e de concessionárias de veículos, com receita em vendas de R$ 170,2 milhões. Ambas tiveram diminuição de resultados em 17,2%. 

Ainda no campo negativo, apresentaram quedas as atividades de lojas de autopeças e acessórios, com retração de 11,8% e resultado em vendas de R$ 21 milhões; de supermercados (R$ 509,1 milhões de faturamento, após queda de 11,7%); de lojas de materiais de construção (R$ 94,5 milhões e recuo de 1,4%); e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, com receita de R$ 38,6 milhões e retração de 0,1%. 

O segmento de farmácias e perfumarias foi o que mais cresceu na região, com variação positiva de 5,5% no período e resultado de R$ 107 milhões em março passado. 

Ainda no campo positivo ficou o setor de lojas de vestuário, tecidos e calçados, cujo valor em vendas somou R$ 78,9 milhões (3,6% de aumento); Já as demais atividades do comércio em geral fecharam o mês com faturamento de R$ 278,9 milhões, depois de alta de 5% no período. 

Números estaduais 
No Estado, o comércio registrou faturamento de R$ 39,430 bilhões em março, recuando 3,9% em relação a igual mês de 2013 – descontada a inflação do período. Ao se confrontar com o resultado de fevereiro, no entanto, houve crescimento de 3,2%. 

Seis dos dez segmentos pesquisados tiveram baixas de vendas no comparativo anual – março de 2014 contra março de 2013. O faturamento das lojas de departamentos foi o que proporcionalmente mais caiu no período, com recuo de 29,7% para R$ 1,612 bilhão. Ao registrarem redução de 15,7%, totalizando R$ 5,174 bilhões, as concessionárias de veículos amargaram o segundo pior desempenho. As lojas de eletrodomésticos e eletrônicos também apresentaram considerável diminuição de vendas, ao somarem R$ 1,698 bilhão (-7,2%). Os supermercados encerraram o mês de março com R$ 12,339 bilhões, registrando baixa de 2,8%. Outra atividade que contribuiu para o resultado negativo do comércio em geral foi a de vestuário, tecidos e calçados, após queda de 2,5% aos R$ 3,335 bilhões. As lojas de móveis e decoração faturaram R$ 587,6 milhões, caindo 1,2%.

Pelo lado positivo, os desempenhos de quatro segmentos evitaram um resultado ainda mais desfavorável para o varejo do Estado de São Paulo. As lojas de materiais de construção, por exemplo, aumentaram a receita em 1,5% apontando R$ 2,963 bilhões. A atividade de autopeças e acessórios cresceu 2,4%, com R$ 754,8 milhões de receita. Já as farmácias e perfumarias tiveram faturamento aumentado em 3,6% no período, aos R$ 2,348 bilhões. As outras atividades do comércio – nas quais os postos de combustíveis possuem maior relevância – faturaram R$ 8,619 bilhões, após crescerem 5,8%.

Nota metodológica 
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 
 
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e dez setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades). 
 
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado. 
 
Confira o desempenho do setor nas demais regiões do Estado de São Paulo

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