Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comitê ESG é inaugurado com grandes “players” do mercado

Abram Szajman, presidente da FecomercioSP, afirma que criação do grupo é um novo passo no compromisso de construir uma sociedade mais justa, por meio de uma economia sustentável e próspera

Ajustar texto A+A-

Comitê ESG é inaugurado com grandes “players” do mercado

Luiz Maia, coordenador-executivo do Comitê ESG, ressalta a importância da contribuição que será oferecida às empresas de todos os portes
(Arte: TUTU)

O interesse da FecomercioSP de consolidar, nas empresas, os conceitos de ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – levou à criação do Comitê ESG no dia 16 de agosto de 2021. “Este grupo inicia as atividades com o importante propósito de contribuir para a melhoria do ambiente empresarial com base no tripé ‘responsabilidades social, ambiental e de governança’”, afirma Abram Szajman, presidente da Federação, que, há mais de 80 anos, representa as empresas dos setores de serviços, atacado, varejo e turismo do Estado de São Paulo.

“A formação do comitê ESG é um novo passo no compromisso que a Entidade, há anos, firmou com o mercado e com o País de construir uma sociedade mais justa, por meio de economia sustentável e próspera”, complementa Szajman, ao explicar que a FecomercioSP acompanha e colabora com os temas indispensáveis para o crescimento da economia e da sociedade, por meio de um permanente diálogo construtivo entre as empresas e o Poder Público.

Leia mais sobre ESG
ESG precisa ser feito pelo setor privado com a participação ativa do setor público
Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade como um todo
ESG: práticas socioambientais e de governança valorizam os negócios

O comitê, um dos braços do Conselho de Sustentabilidade (este último, em atuação desde 2008), vai atuar nos eixos de orientação e representação, com o intuito de esclarecer aos empresários o tema a ser tratado do ponto de vista das empresas representadas pela FecomercioSP, além de ampliar o debate sobre o assunto, fomentar a implantação de ações práticas e atuar, sempre que necessário, nas questões legais – como no acompanhamento de novas normas e projetos de lei –, bem como levar propostas sobre os pontos que precisam ser melhorados.

Cristiane Cortez, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade, lembra que a despeito de a discussão sobre ações ligadas a questões climáticas globais, assuntos sociais (como a valorização dos direitos humanos) e governança, ou seja, o debate sobre liderança, controle de riscos e compliance,ter se evidenciado recentemente, muitos destes pontos já eram abordados pelo conselho – a pauta sobre desenvolvimento sustentável foi tema, por seis edições, do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, premiando ideias inovadoras e promissoras. “Desde o ano passado, sentimos a necessidade de ter um comitê da Casa a respeito desta temática e levar este entendimento para o empresário”, diz.

Luiz Maia, coordenador-executivo do Comitê ESG, concorda que a pandemia fez com que as três vertentes do ESG, principalmente a social, ganhassem dimensão. Além disso, garante que o papel educacional da Federação no comitê será focado no âmbito empresarial, independentemente do tamanho, do setor e da constituição da empresa.

“As experiências empresariais serão divididas entre nós para ajudar associados e membros, mediante sindicatos e outros grupos, a interagir e entender sobre a sustentabilidade nos negócios. As grandes empresas têm áreas de sustentabilidade já consolidadas, mas este não é o caso das pequenas e médias, e temos esta preocupação, porque nosso objetivo está em apoiar os negócios de qualquer porte e setor nas práticas ESG”, alerta.

Participaram do encontro representantes das seguintes empresas e instituições: C&C, Carrefour, GPA, Via, Leroy Merlin, Grupo Boticário, Amazon, Grupo Fleury, Movida, Pepsico, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Fundação SOS Mata Atlântica, O Boticário, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa).

Saiba mais sobre o Comitê ESG aqui após breve cadastro.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Fechar (X)