Legislação
08/07/2022Como o mundo deve alcançar a segurança jurídica no desenvolvimento da Inteligência Artificial?
Mesmo sem consenso sobre regulação, é importante equilibrar respeito à dignidade dos consumidores, crescimento econômico e inovação
Os projetos de lei e as iniciativas de regulação sobre a IA devem passar por amplo debate público
(Arte: TUTU)
A segurança jurídica é particularmente importante para que as empresas tenham confiança e se sintam estimuladas a investir em inovação por meio da tecnologia, em especial as de Inteligência Artificial (IA). Este é um dos temas tratados no e-book elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sobre o tema. Acesse aqui.
Uma das formas mais assertivas para resolver a insegurança jurídica em torno das aplicações de IA é por meio da regulação equilibrada dessas tecnologias.
Uma abordagem regulatória balanceada e eficiente se propõe a evitar intervenções estatais massivas, agindo por meio da mitigação de riscos de aspectos éticos e jurídicos envolvidos. Este tipo de regulação visa a estimular e fomentar investimentos no País, mediante padrões de governança mínimos, e a promover o desenvolvimento e a utilização de tecnologias éticas e seguras.
Conforme demonstra um estudo da KPMG International, 87% dos tomadores de decisão na área de Tecnologia acreditam que os sistemas de IA deveriam ser regulados pelo Estado. Além disso, 32% dos entrevistados defendem que a regulação precisa contar com a participação da indústria, do comércio e dos serviços.
Veja também
Inteligência Artificial: FecomercioSP encaminha novas contribuições à Comissão do Senado que debate marco legal
Da eliminação de erros à automatização do atendimento: cinco benefícios que a Inteligência Artificial oferece à sua empresa
Marco Legal das Garantias: FecomercioSP defende que projeto que facilita acesso a crédito tramite em regime de urgência
Para Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da FecomercioSP e sócio da Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados, o crescimento do mercado da IA dependerá de algum nível de regulação para que as aplicações conquistem a confiabilidade de consumidores e investidores. “A estratégia de atuação transparente e confiável já é a aposta de grandes empresas, como a Apple, Microsoft e o próprio Google, a fim de fidelizar o consumidor. Além disso, as lideranças destas gigantes tecnológicas têm defendido regulamentação interna e transnacional das aplicações que enseje mais segurança jurídica”, defende.
Ainda assim, os projetos de lei e as iniciativas de regulação sobre o tema devem passar por amplo debate público, sendo munidos de dados empíricos, fundamentados em pesquisas e balizados por valores e garantias fundamentais. Ainda que hoje exista um consenso a respeito da necessidade de regulação, é fundamental equilibrar a seguinte equação: respeito à dignidade dos consumidores, crescimento econômico e inovação.
Quer entender por que a IA tem se tornado tão estratégica para os negócios e saber os seus riscos? Acesse o Fecomercio Lab e confira material exclusivo sobre como a tecnologia está se integrando ao dia a dia do comércio e dos serviços. Entenda, também, como buscar as melhores ferramentas de IA para a sua empresa.
Acompanhe a FecomercioSP
Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.
Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Negócios
Dicas para fortalecer a segurança do varejo nas datas comemorativas
E-books destacam ações colaborativas entre sindicatos, empresas e órgãos de segurança que podem reduzir riscos
-
Imprensa
Web Summit: ‘social commerce’ personaliza o varejo
ImprensaWeb Summit 2024: inovação e empreendedorismo
NegóciosIA deixa de ser opção e se torna essencial para a competitividade no Turismo