Sustentabilidade
18/03/2015Companhia é criada para combate ao desmatamento na Amazônia
Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, fazem acordo para a criação e aparelhamento da Companhia de Operações Ambientais.
O acordo foi firmado na quarta-feira, 11 de março, e expõe valores históricos. Ao todo, serão investidos R$ 30,6 milhões, vindos do Fundo da Amazônia. Esse dinheiro será destinado para a manutenção de 200 homens em pontos estratégicos da floresta amazônica. Todo o contingente é da Força Nacional de Segurança.
A companhia será responsável pela fiscalização e controle de desmatamento ilegal em áreas previamente definidas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa faz parte da terceira fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, que envolve 14 ministérios e é coordenado pela pasta.
As ações contra o desmatamento começaram em 2004 e já têm um resultado positivo. Em novembro do ano passado foi registrada a menor taxa de desmatamento na região desde 1988. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, de agosto de 2013 a julho de 2014, foram desmatados 4.848 quilômetros quadrados (km2) de área, com redução de 18% em relação aos 5.891 km2 apurados no período anterior.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/companhia-e-criada-para-combate-ao-desmatamento-na-amazonia