Negócios
31/10/2014Computadores podem ter arquivos vazados mesmo sem internet
Pesquisadores demonstraram que, apesar de limitado, método permite vazamento por meio de ondas de rádio FM
Um grupo de pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, comprovou que mesmo computadores sem ligação à internet podem ter arquivos e documentos vazados. O processo é um pouco mais complicado, mas é possível, pois utiliza ondas de rádio FM ao invés da rede.
Por meio de um keylogger (aplicativos ou dispositivos instalados no computador que conseguem monitorar todas as entradas do teclado), o software malicioso começa a gerar sinais usando o monitor. As ondas são capturadas por um smartphone com receptor FM e interpretadas por uma aplicação específica instalada no aparelho. Devido ao keylogger instalado, os sinais identificam quais teclas foram pressionadas no teclado, podendo revelar senhas ou uma sequência curta.
A boa notícia é que dificilmente essa tática (nomeada pelos especialistas de”AirHopper”) servirá para vazar muitos informações de vários computadores ao mesmo tempo. Isso porque para receber os dados transmitidos via ondas de rádio, o celular precisa estar a uma distância de um a sete metros do computador-alvo. Além disso, a quantidade de informações que conseguem ser vazadas fica entre 13 e 60 Bytes por segundo (Bps) apenas.
O uso de ondas FM para roubar informações não é um método novo. Um caso ocorrido em 2013 mostrava um malware que usava caixas de som para se propagar.
Fonte: Info Online
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/computadores-podem-ter-arquivos-vazados-mesmo-sem-internet