Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Computadores podem ter arquivos vazados mesmo sem internet

Pesquisadores demonstraram que, apesar de limitado, método permite vazamento por meio de ondas de rádio FM

Ajustar texto A+A-

Computadores podem ter arquivos vazados mesmo sem internet

Um grupo de pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, comprovou que mesmo computadores sem ligação à internet podem ter arquivos e documentos vazados. O processo é um pouco mais complicado, mas é possível, pois utiliza ondas de rádio FM ao invés da rede. 

Por meio de um keylogger (aplicativos ou dispositivos instalados no computador que conseguem monitorar todas as entradas do teclado), o software malicioso começa a gerar sinais usando o monitor. As ondas são capturadas por um smartphone com receptor FM e interpretadas por uma aplicação específica instalada no aparelho. Devido ao keylogger instalado, os sinais identificam quais teclas foram pressionadas no teclado, podendo revelar senhas ou uma sequência curta.

A boa notícia é que dificilmente essa tática (nomeada pelos especialistas de”AirHopper”) servirá para vazar muitos informações de vários computadores ao mesmo tempo. Isso porque para receber os dados transmitidos via ondas de rádio, o celular precisa estar a uma distância de um a sete metros do computador-alvo. Além disso, a quantidade de informações que conseguem ser vazadas fica entre 13 e 60 Bytes por segundo (Bps) apenas. 

O uso de ondas FM para roubar informações não é um método novo. Um caso ocorrido em 2013 mostrava um malware que usava caixas de som para se propagar.

Fonte: Info Online

Fechar (X)