Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Confiança dos empresários do comércio cai pelo sexto mês consecutivo, mostra FecomercioSP

Variação ficou negativa em 1,5%, em maio; combinação entre fraca intenção de consumo e alto custo financeiro influencia cenário

Ajustar texto A+A-

Confiança dos empresários do comércio cai pelo sexto mês consecutivo, mostra FecomercioSP
FecomercioSP recomenda a empresários cautela nas decisões estratégicas e financeiras (Arte: TUTU)

O cenário composto por fraca intenção de consumo e alto custo financeiro das famílias tem limitado a expansão das empresas. Com isso, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou a sexta queda consecutiva: em maio, a variação ficou negativa em 1,5% em comparação a abril.

Na comparação anual, o recuo foi ainda maior: menos 8,3%. Os outros dois indicadores analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) referentes à intenção de expandir os negócios e à situação dos estoques ficaram praticamente estáveis, ao apresentarem variações de 0,5% e de -0,2%, respectivamente. 

Essa situação limita a expansão das empresas, revela a Entidade. Dentre as variáveis que integram o ICEC, a que avalia as condições atuais (ICAEC) apontou queda de 4,3% no quinto mês do ano, na comparação mensal. O IEEC, que mensura as expectativas futuras, caiu 1,8%, ao passo que a variável do índice de investimento (IIEC) avançou 1,3%. Na base de comparação anual, o primeiro indicador registrou queda de 14,1%, o segundo caiu 5,7% e o terceiro recuou 6,4%.

Expansão e investimento

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) fechou maio com variação positiva de 0,5% em relação ao mês de abril. Na comparação interanual, o indicador recuou 10,2%. Estabilidade também foi vista nos índices que medem as expectativas para contratação de funcionários e o nível de investimento das empresas: 0,5% e 0,4%, respectivamente. Na comparação interanual, ambos os quesitos registraram queda: o primeiro com baixa de 9,1% e o segundo com resultado negativo de 10,7%.

Estoques mais adequados

De acordo com a FecomercioSP, a ligeira melhora na intenção dos empresários de investir pode estar relacionada à queda do nível de inadequação dos estoques. Neste mês, os empresários sinalizaram que estão menos estocados que o mês passado.

O Índice de Estoque (IE) caiu 0,2% no quinto mês do ano, e, em relação a maio de 2022, o indicador recuou 5,6%. A proporção dos empresários que consideram a situação adequada caiu 0,1%, ao passo que aqueles que relatam a situação inadequada para cima do desejado apresentou queda de 1,4%. A porcentagem dos empresários que consideram os estoques inadequados para baixo do desejado teve alta de 1,6%, enquanto que a proporção dos que relatam estoques adequados segue maior do que os inadequados: 57,9% contra 41,8%, respectivamente.

Segundo a Federação, o comércio, assim como todos os setores da economia, enfrenta muitas incertezas. Por isso, os empresários devem ter cautela nas decisões estratégicas e financeiras. Dispor de uma gestão eficiente, com redução de despesas fixas — assim como criar estruturas austeras e flexíveis —, é uma medida importante para manter o caixa da empresa equilibrado.

Acompanhe as diferentes pesquisas análises setoriais realizadas pela FecomercioSP e tenha mais conhecimento do mercado.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)