Legislação
04/10/2024Confira a lista definitiva das atividades consideradas de baixo risco em São Paulo
Ebook lista atividades que têm menos burocracia para obter licença de funcionamento no Estado
Uma deliberação recente do Comitê Facilita SP estabeleceu uma tabela-padrão com atividades econômicas classificadas como de baixo risco no Estado de São Paulo. São cerca de 900 atividades dispensadas de atos públicos de liberação, o que facilita o registro e a legalização das empresas que se enquadram.
A medida visa simplificar os processos de regularização e licenciamento, em conformidade com leis e decretos estaduais.
Com essa mudança no último ranking do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Estado paulista passou a ser o que mais apresenta atividades classificadas como de baixo risco. Atualmente, são 900 atividades econômicas categorizadas dessa forma pelos órgãos licenciadores.
A simplificação de processos que envolvam a rotina de empresas é uma das várias bandeiras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que sempre atuou com o Poder Público para a melhoria do ambiente de negócios.
A Federação elaborou um e-book com todas as atividades classificadas como de “baixo risco”, “baixo risco”, “risco leve”, “irrelevante” ou “inexistente”. Acesse a plataforma FecomercioSP Lab e baixe o material!