Negócios
20/10/2020Conheça as principais linhas de crédito emergenciais e melhore a negociação com bancos
Empresário precisa avaliar opções que mais se adaptam ao seu tipo de negócio, sem que isso comprometa a sustentabilidade da empresa em uma dívida impagável
A FecomercioSP reuniu em um e-book as principais linhas de crédito disponíveis ao empresário
(Arte: TUTU)
Em um momento caótico para a economia, no qual a permanência de um negócio no mercado não depende apenas das habilidades de gestão empresarial, é preciso que o empreendedor tenha um foco estratégico direcionado para o que é mais importante: sobreviver pelos próximos meses de crise; preservar a sustentabilidade do caixa; tentar levantar recursos para pagar os funcionários, os fornecedores e as contas; e evitar uma dívida que se torne impossível de arcar no futuro.
Possivelmente, o maior conflito para pôr essa estratégia em pé é a negociação com bancos comerciais tradicionais, tendo em vista que há uma tremenda exigência de garantias reais e a desconfiança de que o empresário não conseguirá pagar por um empréstimo – fatores que encarecem demasiadamente o preço do crédito. Por outro lado, o sistema de concessão de recursos emergenciais foi bastante aprimorado nos últimos meses, em razão da pandemia e do fechamento de muitas empresas.
Fique por dentro do ambiente de crédito para empresas
O segredo contra a crise: crédito liberado por fintechs pode ser alternativa promissora para negócios
Excesso de garantias, burocracia e juros altos afastam os empresários das linhas de crédito tradicionais
E-book orienta micros, pequenos e médios empreendedores a obter crédito com o BNDES
É para essa possibilidade de crédito emergencial (que tem ganhado força) que o empresário precisa olhar com atenção. Há diversas agências de fomento e bancos disponibilizando recursos com base em programas que facilitam a liberação do dinheiro, que reduzem os juros e que possibilitam prazos maiores para pagamento, cujos principais focos são a preservação do fluxo de caixa e de capital de giro das empresas. Essa deliberação pode ser o grande diferencial entre uma empresa que vai sobreviver, mas em condições graves de endividamento, e uma que conseguirá reduzir os danos ao escolher a linha de crédito ideal para o negócio.
Alguns exemplos de linhas emergenciais disponíveis atualmente: o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac); O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); programas do Banco do Povo Paulista, do Desenvolve SP e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); entre outros.
Para facilitar a busca, a FecomercioSP reuniu em um e-book as principais linhas de crédito disponíveis, hoje, e os fatores que precisam ser analisados na hora de buscar recursos, tais como condições de financiamento, opções de pagamento e destinação do crédito.
Além disso, no Guia de linhas de crédito emergenciais, você encontra um resumo de cada opção disponível em bancos e agências de fomento. Acesse na íntegra!
Notícias relacionadas
-
Legislação
PPI: regularize as suas dívidas com a Prefeitura de SP
Contribuintes e empresas com débitos municipais têm até 31/01 para aproveitar as condições exclusivas
-
Negócios
Banco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs
NegóciosDicas para fortalecer a segurança do varejo no fim de ano
NegóciosFusões e aquisições: quais são as perspectivas no Atacado?
Recomendadas para você
-
Negócios
Pequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
Pandemia e eventos climáticos aceleraram o interesse por soluções de problemas; veja matéria da PB
-
Negócios
Veja resultados preliminares sobre empreendedorismo feminino
Em encontro na FecomercioSP, empresárias e pesquisadoras da entidade compartilharam experiências