Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Conselho de Turismo

Confira as últimas ações desenvolvidas no âmbito deste comitê

Ajustar texto A+A-

Conselho de Turismo

Missão: auxiliar as esferas públicas e privadas na efetivação de ações pelo desenvolvimento das empresas do setor de turismo em São Paulo e no Brasil, apresentando abordagens inovadoras com vistas ao maior reconhecimento das expressões econômica e social da atividade.

Presidente: Mariana Aldrigui. Professora na área de turismo na Universidade de São Paulo, onde também obteve seus títulos de bacharel em Turismo, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Geografia Humana, com atuação destacada na área de políticas públicas de turismo, turismo em cidades globais e educação para o turismo. Colabora com diferentes entidades nacionais e internacionais em discussões sobre o desenvolvimento do turismo mundial. Em 2019, Mariana aparece na lista dos "Poderosos do Turismo", da Revista Panrotas. 

O Conselho de Turismo, em parceria com a Panrotas, elabora mensalmente uma newsletter com os principais temas do setor. Clique aqui e veja a última edição.

Conheça algumas das empresas participantes:

- Kayak

- Voopter

- ClickBus

- Expedia

- Decolar

- Viajanet

- Euromonitor

- Viaje na Viagem

- GKS Negócios Sustentáveis

Airbnb

Atuação & Advocacies:

- favorável à isenção de vistos para quatro países (EUA, Canadá, Japão e Austrália), resultando no
aumento de turistas e crescimento do setor;

- defende a manutenção da Lei n.º 13.315/16 com redução da alíquota de IR, representando um custo menor para o empreendedor;

- apoia o aumento da participação de investimento estrangeiro nas companhias aéreas, construindo,
assim, um ambiente mais atraente para investimentos externos, resultando em modernização do setor e maior reconhecimento de sua expressão econômica;

- manutenção de um canal aberto com empresários do setor para estimular a criação de um ambiente mais competitivo.

Notícias do Conselho:

FecomercioSP sugere ajustes em propostas que regulamentam transporte e redução de ISS para o setor de turismo

Votação sobre franquia de bagagem é adiada; FecomercioSP defende manutenção de veto

Veto a gratuidade de bagagem aponta para a liberdade comercial no setor aéreo

FecomercioSP desaprova retomada da franquia mínima de bagagem em voos nacionais

Empresas e Poder Público discutem agenda produtiva para os setores de turismo e e-commerce em encontro na FecomercioSP

FecomercioSP rebate proposta que prevê acabar com isenção unilateral de visto para cidadãos provenientes de EUA, Canadá, Japão e Austrália

FecomercioSP ressalta à comissão da Câmara importância da isenção de vistos

Grupo de trabalho economia digital no turismo

As novas relações de consumo referenciadas pela economia digital influenciam mudanças na maneira
de agir do turista, que hoje busca por mais informação antes de escolher algum destino, ao passo que não quer gastar muito tempo nessa procura.

O setor do turismo precisa compreender e acompanhar esses novos hábitos digitais para poder oferecer o melhor serviço/produto para o consumidor.

A fim de acompanhar essa transição do setor, que se apropriou das plataformas multicanais e facilitou a experiência de viagem dos turistas, o Conselho de Turismo coordena o grupo de trabalho economia digital no turismo.

O objetivo é reunir players digitais direta e indiretamente ligados à área e dialogar e sensibilizar gestores públicos e a opinião pública quanto à importância do mercado – além de pleitear atualizações nas regras atuais para que o setor possa ter condições de evoluir na velocidade das mudanças de comportamento do consumidor.

Também é foco do grupo articular os players desse mercado para conciliar modelos de negócios em prol do crescimento do setor de forma geral e evitar que o governo se antecipe e crie regulamentações que prejudiquem todas as empresas.

Contato:

Para participar do Conselho e saber mais, fale conosco por meio do e-mail ri@fecomercio.com.br.

Fechar (X)