Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Conselho de veterinária cria aplicativo para combater tráfico de animais

“Extintômetro” traz informações sobre espécies ameaçadas e ensina como denunciar práticas ilegais em cada estado do Brasil

Ajustar texto A+A-

Conselho de veterinária cria aplicativo para combater tráfico de animais

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parceria com 27 conselhos regionais, criou um aplicativo para Facebook com o objetivo de ajudar o usuário a identificar animais em extinção e denunciar práticas ilegais.

A ferramenta, batizada de Extintômetro, reúne fotos das 627 espécies brasileiras extintas ou ameaçadas de extinção e ensina como denunciar o tráfico de animais em cada estado brasileiro.

Para o CFMV, há um descompasso entre fiscalização, repressão ao crime e proteção das espécies.

Ameaça

Por abrigar cerca de 10% de todas as espécies que compõem a biodiversidade do planeta, o Brasil é alvo de traficantes de animais, que, geralmente, atuam nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do território nacional e escoam seus alvos pelos estados mais ao sul.

Segundo a Rede Nacional de Combate do Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), de cada dez animais capturados, apenas um sobrevive. As aves correspondem a 82% das espécies traficadas.

De acordo com o Relatório Planeta Vivo 2014, publicado pela WWF no final de setembro, 52% das espécies de animais vertebrados do mundo foram extintas nos últimos 40 anos. O problema é ainda pior na América Latina, onde as perdas chegam a 83%.

Fonte: Pensamento Verde

Fechar (X)