Imprensa
04/12/2014Consumidores freiam busca por crédito às vésperas do Natal
Intenção de contratar novas linhas de financiamento teve retração de 6,2% em novembro na comparação com o mês anterior
São Paulo, 05 de dezembro de 2014 – A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) constatou que, às vésperas do Natal, os consumidores paulistanos estão mais conservadores do que em 2013. A intenção de contratar novas linhas de financiamento caiu 6,2%, ao passar de 23,9 pontos em outubro para 22,4 pontos em novembro. Na comparação com novembro de 2013 (26 pontos), o indicador caiu 13,6%.
Por outro lado, a proporção de consumidores paulistanos que possuem algum tipo de investimento passou de 42,2% em outubro para 44,9% em novembro, alta de 2,7 pontos porcentuais. A caderneta de poupança continua sendo a principal modalidade de investimentos financeiros, com adesão de 74,9% dos entrevistados. A segunda opção de aplicação foi a renda fixa (13,9%). Na sequência, entre os principais investimentos, ficaram planos de previdência privada (5,6%) e ações (2,7%).
O Índice de Segurança de Crédito – que mede a capacidade do consumidor pagar as dívidas a partir da posse de reservas financeiras – aumentou 6,2%, ao sair de 84,9 pontos em outubro, para 90,1 pontos em novembro. A alta se deve ao crescimento da proporção de consumidores não endividados com aplicação.
Entre os entrevistados em novembro, 29,5% possuem aplicações e não têm dívidas – alta de 2,8 pontos porcentuais em comparação com outubro (26,7%). Entre os consumidores endividados que possuem aplicação, o indicador permaneceu estável, oscilando de 15,5% em outubro para 15,4% em novembro.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o cenário atual é de menos crédito e menor consumo, porém não houve aumento do risco. Para 2015, espera-se um mercado de crédito mais restritivo com juros mais elevados e prazos menores. Enquanto não houver um aumento significativo do desemprego, não haverá grandes problemas no mercado financeiro.
Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/consumidores-freiam-busca-por-credito-as-vesperas-do-natal