Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Copenhague aprova lei para promover telhados verdes

Meta da capital dinamarquesa é zerar a emissão de carbono da cidade até 2025

Ajustar texto A+A-

Copenhague aprova lei para promover telhados verdes

A cidade de Copenhague acaba de aprovar uma lei que torna as coberturas verdes obrigatórias em construções novas com inclinação de telhado inferior a 30 graus. Em Toronto, no Canadá, uma lei similar, em vigor desde 2010, resultou em 1,2 milhão de metros quadrados verdes em diferentes tipos de construções, assim como na economia de energia de mais de 1,5 milhão de kWh por ano para os proprietários dessas edificações.

A meta de Copenhague, capital mundialmente conhecida como referência em mobilidade urbana, sobretudo pelos altos índices de utilização de bicicletas, é zerar a emissão de carbono da cidade até 2025.

Copenhague tem aproximadamente 20 mil metros quadrados com superfícies verdes. Existem atualmente 30 edificíos com estas instalações, mas, com a nova lei, estima-se um aumento anual de cinco mil metros quadrados.

Em cidades da Suíça, os telhados verdes são obrigatórios em todos os edifícios novos e, na Cidade do México, as pessoas que adotam esta iniciativa recebem 10% de desconto no imposto.

Benefícios

Entre os benefícios dos telhados verdes, destacam-se a absorção de até 80% da água da chuva, o que minimiza problemas de inundação; redução das temperaturas urbanas; proteção das edificações dos raios UV e das mudanças bruscas de temperatura; cultivo de produtos para consumo próprio, o que reduz custos para habitantes; e contribuição para melhora da qualidade do ar nas cidades.

Fonte: EcoD 

Fechar (X)