Economia
04/06/2018Crescimento do PIB no 1º trimestre fica acima das expectativas do mercado
Em análise, FecomercioSP destaca que houve continuidade de crescimento em todos os setores pelo lado da produção
Trajetória de crescimento, apesar de lenta, evidencia a importância da manutenção da inflação e de juros baixos
(Arte: TUTU)
O crescimento de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre de 2018 – que em valores atingiu R$ 1,6 trilhão – pode parecer pouco relevante, mas o resultado ficou acima das expectativas do mercado.
Segundo a análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), é importante observar os comportamentos de seus componentes individuais.
Veja também:
Dados regionais e nacionais comprovam a recuperação econômica brasileira
A Entidade destaca que houve continuidade de crescimento em todos os setores pelo lado da produção. Sob a ótica do consumo, apenas o governo mostrou redução ante o trimestre anterior, o que já era esperado em função do corte de gastos.
Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a taxa de expansão do PIB teve elevação de 1,2%, com destaque para a expansão de 3,5% no nível geral de investimentos (FBCF) e de 2,8% no consumo das famílias. Em contrapartida, o setor agropecuário registrou queda de 2,6%, a única retração sob a ótica da produção, já que indústria e serviços mantiveram sua trajetória de crescimento, com taxas de 1,6% e 1,5%, respectivamente.
Essa trajetória positiva de crescimento, apesar de lenta, evidencia a importância da manutenção da inflação e de juros baixos, junto à intensificação do esforço fiscal para que o ciclo de avanço do País perdure.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/crescimento-do-pib-no-1o-trimestre-fica-acima-das-expectativas-do-mercado