Sustentabilidade
09/08/2017Descarte de baterias automotivas é responsabilidade de todos
Consumidor deve se informar sobre o destino da bateria usada ao comprar uma nova
Com o objetivo de ampliar o sistema de Logística Reversa para recebimento, armazenamento e reciclagem das baterias a FecomercioSP lançou um Portal de Logística Reversa
(Arte/Banco de Imagens)
A participação do consumidor é crucial para o bom funcionamento do sistema de Logística Reversa de Baterias de Chumbo Ácido, pois pode iniciar todo o processo no momento da instalação de uma bateria nova, entregando a bateria usada.
Ao receber e armazenar corretamente as baterias entregues pelos clientes, o comerciante faz a conexão com os distribuidores e atacadistas, que farão coletas periódicas dos produtos nos estabelecimentos. Estes, por sua vez, devem armazená-los em conformidade com a legislação ambiental e entregá-los aos fabricantes, importadores ou empresas recicladoras. Este é o modelo de logística reversa instituído pelo Termo de Compromisso assinado entre o Governo do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Veja também:
Solução vencedora do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade gera projeto de alto impacto
Comerciantes podem se tornar pontos de entrega de pilhas e baterias no Portal de Logística Reversa da FecomercioSP
FecomercioSP recebe autoridades e especialistas em lançamento de portal de Logística Reversa
Assinado em dezembro de 2016 e com vigência de quatro anos, o Termo de Compromisso tem como meta instalar pontos de entrega nos 645 municípios do Estado de São Paulo, além de garantir que, ainda em 2017, 75% da quantidade em peso de baterias inservíveis serão coletadas e destinadas em relação às quantidades em peso de baterias colocadas no mercado no Estado de São Paulo pelos fabricantes e importadores aderentes.
Com o objetivo de ampliar o sistema de Logística Reversa para recebimento, armazenamento e reciclagem das baterias automotivas, de motocicletas, de embarcações e industriais inservíveis (as do tipo chumbo ácido), a FecomercioSP lançou um Portal de Logística Reversa, que pode ser acessado aqui.
A adesão ao Termo de Compromisso pode ser feita através da Plataforma da FecomercioSP, que redirecionará o comerciante para o site do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber), que atua como entidade gestora do sistema de logística reversa de baterias de chumbo ácido. O Iber já possui 3.500 pontos de coleta cadastrados no Estado de São Paulo e continua fazendo esforço para ampliá-los ainda mais com a participação dos comerciantes e dos consumidores.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/descarte-de-baterias-automotivas-e-responsabilidade-de-todos
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Campanha reforça importância da reciclagem do óleo de cozinha
Programa Óleo Sustentável faz um convite para incentivar a sustentabilidade e a economia circular
-
Editorial
Brasil deve pressionar emissores por metas mais rigorosas
SustentabilidadeLei de energia renovável é sancionada com vetos aos jabutis
SustentabilidadeMercado de carbono regulado: empresas podem se planejar
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Debate verde aborda COP, Plano Clima e sustentabilidade
Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP traz o MMA para o centro das discussões promovidas em 2024
-
Sustentabilidade
Jabutis no PL de eólicas ‘offshore’ geram impactos danosos
PL é originalmente positivo, mas substitutivo aprovado obriga a contratação de fontes desnecessárias