Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Descoberto primeiro malware que afeta sistemas operacionais da Apple

Vírus Wireluker começou a ser espalhado por meio de app store chinesa não oficial

Ajustar texto A+A-

Descoberto primeiro malware que afeta sistemas operacionais da Apple

Foi descoberto um malware que afeta os sistemas operacionais de computadores e dispositivos móveis da Apple – OS X e iOS, relataram nesta quarta-feira (05) pesquisadores da empresa de segurança de rede Palo Alto Networks. De acordo com os especialistas, o vírus (chamado Wirelurker) começou a se espalhar por meio de 467 aplicativos disponíveis na app store chinesa independente Maiyadi. Nos últimos seis meses, estes 467 aplicativos infectados foram baixados mais de 356 mil vezes e podem ter afetado centenas de milhares de usuários.

Ao infectar o sistema operacional dos desktops da Apple, o Wireluker é transmitido para os dispostivos iOS quando eles são sincronizados via USB, reescrevendo programas no aparelhos móveis por meio da substituição de arquivos binários. No sistema iOS (utilizado por iPhones e iPads), o programa carrega um aplicativo de histórias em quadrinhos, aparentemente inofensivo. 

Apesar de representar a primeira grande ameaça para a segurança do iOS, os pesquisadores da Palo Alto observam que o malware é, por enquanto, apenas um cavalo-de-tróia. No entanto, os criadores do vírus podem desenvolver aplicações futuras que roubariam dados dos usuários do telefone.

Em telefones que sofreram jailbreak (processo que permite que o iOS execute apps não-autorizados pela Apple), o Wirelurker já consegue guardar informações de pagamento de dois apps da Alibaba, de leilões e pagamento.

Para evitar que o sistema operacional dos desktops e dispositivos móveis sejam afetados, a Palo Alto recomenda aos usuários não baixar aplicativos de app stores que não sejam oficiais nem usar carregadores USB de origem desconhecida.

Fonte: Info Online

Fechar (X)