Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Desfavorável atualmente, ciclo político deverá favorecer o Brasil em 2019, prevê Carlos Kawall

Economista-chefe do Banco Safra fala ao UM BRASIL sobre economia brasileira

Ajustar texto A+A-

Desfavorável atualmente, ciclo político deverá favorecer o Brasil em 2019, prevê Carlos Kawall

Segundo Kawall, há uma visão majoritária no mercado de que será eleito um presidente pró-reformas nas eleições do próximo ano
(Foto/TUTU)

“Há uma tese, com a qual não concordo, de que a economia brasileira teria se descolado da política. Isso não é verdade, os mercados não descolam da política”, diz o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall. Com passagem pelo BNDES, como diretor financeiro, e pelo Tesouro Nacional, como secretário, Kawall conversa com a jornalista Érica Fraga a convite do canal UM BRASIL sobre os rumos da economia nacional.

“O que temos hoje é um período de estabilidade política, com governabilidade e aprovação de reformas”, explica o economista. Segundo ele, há uma visão majoritária no mercado de que será eleito um presidente pró-reformas nas eleições do próximo ano. “Se, em algum momento, a evolução do quadro eleitoral sugerir que esse não é o caso, haverá uma mudança no humor do mercado. A continuidade das reformas é crucial”, explica, sobre a relação entre economia e política.

Veja também:
Economia comportamental contribui para análises econômicas mais assertivas, analisa Sérgio Almeida
“O Brasil é o mercado financeiro mais seguro do mundo, mas isso tem um custo”, diz Rodrigo Zeidan
“Temos de nos comportar como uma das dez maiores potências do mundo, não podemos subordinar nossos interesses”, afirma Hussein Kalout 

Em sua fala, Kawall observa também que, para o mercado financeiro, a economia brasileira já saiu da recessão. “Tivemos dois trimestres neste ano, o primeiro e o segundo, com crescimento positivo, o que tecnicamente é considerado a saída de uma recessão”, justifica. “Imaginamos que o crescimento vá continuar ao longo do segundo semestre de 2017 e prevemos um Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6% em 2017 ano e de 2,5% no ano que vem”. Segundo ele, o resultado positivo será liderado, sobretudo, pela recuperação do consumo das famílias.

Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) no último dia 16 de outubro, os analistas preveem expansão do PIB de 0,72% neste ano. Para 2018, a projeção é de 2,5% de crescimento.

“A palavra ‘moderada’ me parece a que caracteriza melhor o ritmo dessa recuperação”, afirma o entrevistado. “De um lado, ainda temos um legado negativo do passado, o desemprego ainda é alto, as empresas estão bastante endividadas e o governo está fazendo uma política fiscal contracionista”, justifica. Ainda assim, segundo Kawall, o êxito na aprovação das reformas estruturais gerou condições financeiras favoráveis: por exemplo, a queda acentuada da taxa de juros, que cria um quadro também favorável para o mercado de capitais, uma vez que as empresas voltaram a emitir ações e títulos de renda fixa.

“O que garantirá que essa recuperação tenha uma velocidade razoável é justamente o êxito da combinação de uma política fiscal mais dura com reformas estruturais. Essa combinação gera uma rápida desinflação e uma queda da taxa de juros para níveis que vão chegar, no fim do ano, à mínima histórica de 7% ao ano”, afirma o economista. A previsão do relatório Focus do BC para a Selic também é de 7% ao ano – atualmente, a taxa está em 8,25%.

Sobre a reforma da Previdência Social, ele afirma que, ainda que ela seja essencial, é preciso reconhecer outras conquistas do atual governo. “Tivemos, ainda em 2016, a aprovação do teto dos gastos, da taxa de longo prazo que incidirá sobre os empréstimos do BNDES, e a histórica aprovação da Reforma Trabalhista que vai paulatinamente facilitar a flexibilidade no nosso mercado de trabalho e reduzir custos, além de outras agendas do plano microeconômico”, diz.

Segundo ele, a Reforma da Previdência acabou prejudicada pela instabilidade política. “Acho muito difícil que se aprove [a reforma] antes das eleições”, observa. “É evidente que sem a continuidade do esforço reformista em 2019, notadamente na área da Previdência e na área tributária, todo o esforço pode acabar se perdendo e podemos voltar à instabilidade que vivemos em 2015 e 2016.”

“Se não conseguirmos fazer essa reforma [da Previdência] no mais tardar em 2020, fica claro que não há disposição política de fazê-la”, afirma. Nesse caso, segundo ele, entraríamos numa desconfiança com relação à trajetória da dívida pública e à situação fiscal e estrutural do Brasil. “Os preços vão refletir isso. O ciclo político que hoje nos desfavorece, em 2019, deverá nos favorecer. Não há nenhum motivo para que a reforma não seja aprovada em 2019, a não ser que tenhamos um presidente da República contrário a ela”, conclui o entrevistado.  

Confira a entrevista completa:

Fechar (X)