Sustentabilidade
08/02/2015Designer cria solução para reaproveitar até 95% da água do chuveiro
“Tablado” colocado no box é composto por 4 peças removíveis para facilitar o manuseio após o banho
Muitas pessoas já decidiram colocar baldes e bacias no box do banheiro para armazenar a água do banho e reutilizar em outras atividades, como “substituir” a descarga no vaso sanitário, regar plantas e/ou lavar o quintal. Para conseguir reaproveitar a maior quantidade possível de água, o designer Alberto Vasquez, do estúdio IgenDesign, em Budapeste, na Hungria, desenvolveu uma estrutura semelhante a um tablado que, colocada no box, armazena até 95% da água do chuveiro.
O "Gris" é composto por quatro peças removíveis, com um leve declive no centro. A água que cai preenche os quatro recipientes simultaneamente. As quatro células podem ser desmontadas e carregadas individualmente, o que facilita o manuseio para o reaproveitamento da água.
O designer busca financiamento para levar o produto ao mercado e imagina que o preço para o varejo fique em torno de US$ 20 a US$ 40, o mais acessível possível para o público.
Olhar diferenciado
De ascendência húngara e colombiana, Alberto Vasquez cresceu em um vilarejo onde a água era escassa, por isso, tem um olhar diferenciado para a questão hídrica.
“Quando uma pessoa toma banho lá, leva um balde junto. Minha ideia é usar o mesmo processo, mas de uma forma mais eficiente. Os baldes armazenam em torno de 30% da água. Meu dispositivo consegue guardar até 95%", explicou ao portal FastCompany.
"Não é apenas um problema ecológico, é um problema social também. E causa muito conflito", concluiu.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/designer-cria-solucao-para-reaproveitar-ate-95-da-agua-do-chuveiro