Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Dia do Consumidor: atenção a prazos, custo do frete, qualidade dos anúncios e precificação é diferencial para quem busca vender mais

FecomercioSP dá dicas de como o seu estabelecimento pode tirar o melhor proveito da data

Ajustar texto A+A-

Dia do Consumidor: atenção a prazos, custo do frete, qualidade dos anúncios e precificação é diferencial para quem busca vender mais

Prepare a sua operação para a data, revisando processos e verificando se o número de funcionários é suficiente
(Arte: TUTU)

Os primeiros meses do ano são desafiadores para grande parte dos segmentos varejistas, já que os consumidores ainda sofrem com os impactos dos gastos de Natal e Ano Novo sobre o orçamento doméstico, além da cobrança de impostos (como IPVA e IPTU) e de outras despesas (como material escolar). Adicionalmente, há a escassez de datas comemorativas no período, já que o Carnaval e a Páscoa têm efeitos positivos apenas sobre algumas atividades específicas – e a primeira data que mais afeta diretamente o varejo é o Dia das Mães, no mês de maio.

Neste contexto, uma data tem ganhado destaque nos últimos anos, em especial no comércio eletrônico, para promover liquidações e descontos marcando o início do calendário de datas comemorativas. É o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março – representando a conquista de direitos pelos consumidores –, cujas ações relacionadas à data têm se estendido por vários dias, na chamada Semana do Consumidor, que, neste ano, será entre os dias 14 e 20, e até mesmo para todo o mês de março, o Mês do Consumidor.

No ano passado, o faturamento do comércio eletrônico entre os dias 2 e 15 de março foi de R$ 6,3 bilhões, crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com levantamento da AlliN e da Social Miner, empresas de estratégia de marketing. Não à toa, a data tem sido chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, sendo a grande aposta do e-commerce para aquecer as vendas nestes seis primeiros meses de 2022.

Leia outros assuntos de interesse do empresário
Reforce os protocolos de distanciamento social e de higiene
Fuja das multas: baixe os modelos de cartaz sobre o uso de máscaras
Potencialize as vendas no 1º semestre de 2022 com o calendário de datas comemorativas

Uma sondagem, também feita pela AlliN, revelou que, para o Dia do Consumidor em 2022, 42% dos entrevistados têm intenção de aproveitar a data para comprar, 42% estão indecisos e apenas 16% declararam não ter intenção de compra. Sobre o perfil do produto, informação de extrema relevância para a formação dos estoques, destacam-se os itens de primeira necessidade (de higiene, beleza e limpeza) e de desejo, considerados supérfluos, como relógios.

11.03_1Fonte: AlliN – Dia do Consumidor 2022.

Para auxiliá-lo(a) a otimizar seus resultados no Dia do Consumidor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou algumas dicas com foco no comércio eletrônico, mas que, em parte, podem ser replicados nas lojas físicas.

  • Qualidade do anúncio

Faça uma revisão dos anúncios, verificando se título, fotos e descrição do produto estão corretos ou necessitam de ajuste, bem como a aplicação correta das palavras-chave. Em alguns segmentos, como o de cosméticos, é comum haver mudanças de embalagem. Em razão disso, é importante revisar e melhorar as fotos do produto para não haver confusão pelos clientes.

  • Portfólio

Aproveite os dias que antecedem a data para anunciar o maior número de produtos possível. Ter uma grande variedade de mercadoria aumenta a probabilidade de vendas. Além disso, fique atento a tendências de mercado e lançamentos das principais marcas que a loja trabalha, pois certamente eles chamarão a atenção dos clientes.

  • Estoque

Contar com um volume de estoques adequado é fundamental para obter sucesso na data e não correr o risco que os produtos acabem nas primeiras horas do dia. Além de verificar os itens faltantes, é importante reforçar o estoque da mercadoria que a loja pretende oferecer desconto.

  • Precificação

No processo de revisão do estoque, fique atento ao preço de custo e se será necessário repassar um eventual aumento ao cliente. Verifique se as margens estão saudáveis e quais produtos terão desconto.

  • Prazo e frete

Faça simulações em produtos da sua loja online para verificar se há algum erro em relação ao prazo de entrega e valor do frete. Em virtude de eventuais falhas no sistema, pode acontecer, por exemplo, de um cosmético pequeno ter um frete de R$ 80 para uma região próxima, o que inviabiliza a compra. Se um problema deste tipo for detectado, abra um chamado no marketplace.

  • Monte kits e ofereça brindes

A montagem de kits é uma ótima estratégia para aumentar o tíquete médio e diluir custos, como os de embalagens e a taxa fixa cobrada por alguns marketplaces. Para produtos muito concorridos, seja criativo e ofereça um brinde relacionado ao produto. Isso vai diferenciar a sua loja dos concorrentes.

  • Central de promoções

Fique atento aos comunicados e à Central de Promoções dos Marketplaces. Em alguns casos, o marketplace pode subsidiar parte do desconto que o lojista oferece aos clientes no Dia do Consumidor.

  • Operações e reputação da loja

Prepare a sua operação para a data, revisando processos e verificando se o número de funcionários é suficiente. Certifique-se de que o estoque de materiais envolvidos na preparação e no despacho dos pedidos (caixas, fitas, etiquetas etc.) esteja adequado. Nos dias que antecedem a data, é importante que não haja erros com os seus pedidos, já que uma avaliação negativa recente vai prejudicar a reputação da loja, podendo desestimular a compra.

Quer ter acesso às melhores estratégias para alavancar as vendas da sua loja? Acesse o Lab da FecomercioSP e fique por dentro dos conteúdos exclusivos voltados a aprimorar a gestão do fluxo de caixa e de estoques, ações para datas comemorativas e muito mais!

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)