Imprensa
07/05/2025Dia das Mães: valorização do ouro, alta do cacau e impacto do dólar elevam preço dos presentes em 5,3%
Joias, chocolates e produtos importados lideram a inflação entre os itens mais procurados para a data

Os consumidores deverão sentir o reflexo da alta nos preços na hora de ir às compras para o Dia das Mães deste ano. De acordo com um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os produtos mais tradicionais para a data registraram uma alta média acumulada de 5,3% em 12 meses — considerando até março de 2025. O porcentual é bastante superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando a variação registrada foi de apenas 0,48%.
A pesquisa, realizada com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), monitorou a variação dos preços de 26 itens. Dentre os produtos, as joias se destacam como a opção mais cara, com aumento de 26,81%, reflexo da valorização do ouro no mercado internacional, que subiu 40% em um ano. Além disso, tarifas impostas pelo governo norte-americano levaram a uma procura maior pelo metal, estimulando ainda mais a alta nos preços.
Os chocolates, que já registraram preços elevados na Páscoa, permanecem em alto patamar. O cenário é reflexo do desequilíbrio entre a oferta e a demanda global por cacau. Os bombons apresentam alta de 21,77%, enquanto os achocolatados subiram 16,11%. A perspectiva, segundo a FecomercioSP, é que os preços só se normalizem em médio e longo prazos — o que significa que as famílias terão de lidar com os valores elevados por mais algum tempo. Na sequência, aparecem perfumes (8,44%), artigos de maquiagem (6,52%) e produtos para cabelo (6,03%). Em razão de muitos desses itens serem importados, são mais afetados pela variação do dólar. Outra razão para o aumento são os custos dos insumos da indústria de cosméticos e de produtos de beleza em geral.
Por outro lado, quem optar por presentear com vestuário pode se beneficiar, uma vez houve queda de quase 10% no preço do algodão no mercado internacional. A maior parte dos produtos têxteis apontou variações mais moderadas, ficando, em sua maioria, abaixo da inflação nacional. São os casos das lingeries (4,34%), das blusas (3,31%) e das saias (1,92%).
O levantamento também observou as variações de preços dos produtos eletrônicos, como o computador pessoal (5,14%) e o televisor (-0,22%), além dos telefones (-1,85%). Já entre os serviços, a alimentação fora de casa está, em média, 7,17% mais cara do que há um ano. Serviços de manicure (9,7%) e design de sobrancelhas (7,55%) também subiram — ambos acima da média nacional de inflação (5,48%).
Apesar desse encarecimento, a perspectiva da FecomercioSP é que o mercado de trabalho aquecido mantenha o consumo das famílias, fortalecendo as compras para a ocasião. Ademais, a concorrência no Comércio pode favorecer a busca por promoções, e o pagamento via PIX continua sendo uma alternativa para a clientela conseguir descontos.
[TABELA 1]
Inflação Dia das Mães — % acumulado até março
Fonte: IBGE/FecomercioSP
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