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Negócios

Dia dos Pais: vendas do segmento de vestuário e calçados devem crescer 5,8% na região de Campinas

Entretanto, faturamento das três atividades mais impactadas pela data pode ficar bem próximo da estabilidade em comparação com o ano passado, segundo projeções da FecomercioSP

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Dia dos Pais: vendas do segmento de vestuário e calçados devem crescer 5,8% na região de Campinas
O Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para que o comércio varejista possa avaliar e ajustar estratégias (Crédito: FecomercioSP)

Os segmentos varejistas mais sensíveis ao Dia dos Pais devem faturar R$ 2,36 bilhões em agosto na região de Campinas, praticamente estável (0,1%) em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se as estimativas forem confirmadas, serão apenas R$ 2,8 milhões a mais em receitas em comparação com agosto de 2024.

Usualmente, três atividades são mais impactadas pela data. A projeção é que as lojas de vestuário, tecidos e calçados liderem a expansão nas vendas, com alta real de 5,8%, seguidas pelas farmácias e perfumarias, com um avanço de 2,1% no faturamento em relação a agosto do ano passado. Em compensação, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve sofrer queda superior a 10%. Por comercializar bens duráveis, em que a compra normalmente é dependente de crédito e do comprometimento da renda por vários meses, a atividade acaba sofrendo os efeitos dos juros elevados. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, o faturamento caiu 11,4%.

Na visão da FecomercioSP, por abrir o calendário de datas comemorativas do segundo semestre, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para que o comércio varejista possa avaliar e ajustar estratégias. De um lado, o varejo começa a sentir os efeitos do ciclo de alta da taxa básica de juros desincentivando o consumo. De outro, segue sendo estimulado pelo mercado de trabalho aquecido. Nesse contexto, a data pode ser considerada um “termômetro” de como serão as vendas no resto do ano. São informações importantes para que o empresário possa planejar melhor as compras, os estoques e o quadro de colaboradores, entre outros pontos relevantes para a operação. 

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