Negócios
09/12/2014Dicas básicas evitam golpes nas compras online para o Natal
Criminosos aproveitam o aumento do volume de aquisições virtuais durante o final do ano para roubar dados de usuários
Muitos criminosos aproveitam o aumento do volume de vendas virtuais por conta das compras de Natal para roubar dados de usuários distraídos, geralmente criando sites falsos. Para evitar esse tipo de golpe, a Serasa destaca três dicas para os usuários se prevenirem e garantir a segurança da compra online.
A primeira dica é ficar de olho no ícone em formato de cadeado que aparece na barra de navegação nos casos em que o site possui certificado de segurança para comprovar sua identidade. O objetivo é garantir que os usuários estão mesmo visitando o site desejado e não uma cópia falsa. Para obter mais informações sobre os certificados de um site, basta clicar no ícone e checar "conexão".
Outra forma de atestar a segurança do site é por meio da tecnologia chamada SSL, que criptografa os dados enviados para o servidor quando o usuário visita o site e impede interceptação por hackers. Os sites que usam este sistema possuem o protocolo https://, ao invés do habitual https://, sem o "S", na barra de endereço.
A terceira orientação é observar se a cor da barra de endereços é verde – um indicativo de que o site é seguro e que os dados não podem ser interceptados.
Fonte: Techtudo
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/dicas-basicas-evitam-golpes-nas-compras-online-para-o-natal