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Economia

EconoMix Digital nº 112

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EconoMix Digital nº 112

OPORTUNIDADES
Comércio virtual


Loja virtual é boa oportunidade para lojista e consumidor
Empresário deve, no entanto, estar atento às particularidades do comércio na internet


No primeiro semestre de 2014, mais de 25 milhões de consumidores fizeram compras pela internet e 5 milhões deles pela primeira vez, segundo a E-bit, empresa referência em informações sobre e-commerce nacional. Os dados confirmam que o comércio virtual é uma grande oportunidade de expansão para o lojista, e de conveniência para todos, vendedores e consumidores.

Ao levar os negócios para a internet, a empresa terá sua marca exposta todo o tempo e alcançará diversos tipos de clientes, de várias regiões do Brasil. No entanto, apesar das  facilidades oferecidas pelo e-commerce, ao decidir abrir uma loja virtual, o empresário deve estar atento às características e detalhes próprios da plataforma e que fazem toda diferença no mundo virtual.

Para ajudar o empreendedor do comércio - inclusive o do varejo de menor porte, que pouco se utiliza desse canal - a aproveitar as oportunidades do comércio virtual, apresentamos alguns pontos importantes na concepção e manutenção de um “negócio virtual”. Confira abaixo:

- INFRAESTRUTURA
Por ser virtual, o comércio exige uma plataforma de excelência, que garanta um carregamento de dados rápido e um ambiente seguro aos consumidores. Documentos, sistema de pagamento e informações sobre os clientes devem estar imunes à fraudes e programas que roubam dados e informações dos usuários;

- SEGMENTAÇÃO
Antes de colocar o site online, pesquise sobre o segmento, empresas concorrentes e busque trazer soluções que ainda não são oferecidas. Quanto mais específico for o segmento ou produto, maiores serão as chances da empresa se consolidar no mercado virtual;

- IDENTIDADE VISUAL
Ter um “layout clean” e intuitivo pode fazer grande diferença. Além disso, o nome da marca deve estar associado a uma imagem bem definida. Procure manter o padrão visual usado no site  para as redes sociais e outros materiais de divulgação da marca;

- PERFIL DO CLIENTE
Saber para quem você vende é tão essencial quanto definir o que você irá vender. É fundamental conhecer o público-alvo do negócio para desenvolver boas estratégias de marketing e garantir o sucesso;

- LOGÍSTICA
A logística é primordial para o bom andamento do negócio, já que o consumidor quer ter certeza que irá receber seu produto no prazo determinado. Outro ponto de atenção é a oferta de frete grátis, pois os custos podem impactar a rentabilidade do negócio. Para a entrega dos produtos é possível contratar os serviços dos correios, ou escolher uma transportadora terceirizada;

- MEIOS DE PAGAMENTO
Além de boletos e cartões de crédito, o comércio eletrônico permite oferecer serviços de intermediação de pagamento, como o Pay Pal ou Pag Seguro. Novas possibilidades podem aumentar o ticket médio e as vendas online;

- ATENDIMENTO AO CLIENTE
Mesmo que não seja presencial, procure sempre entender as necessidades e desejos de seu cliente. Responda suas dúvidas e reclamações de forma rápida e positiva.  O cliente satisfeito fará propaganda positiva a respeito da sua loja. Não menospreze as críticas negativas, pois elas podem se espalhar pela rede muito mais rápido do que as mensagens positivas;

- REDES SOCIAIS
Analise em quais mídias os seus consumidores estão mais presentes e, a partir desses dados, elabore uma estratégia de marketing. Nas redes sociais é importante oferecer atenção integral aos clientes.

VENDAS
Bom Natal


Empresários do comércio apostam nas vendas de Natal
Preços atrativos, condições de pagamento facilitadas e promoções estão entre as “armas” do comércio varejista


Diante de um ano de reduzido crescimento econômico, a  chegada do Natal aumenta a expectativa positiva dos empresários do comércio. É o momento de recuperar as vendas perdidas ao longo de 2014, seja por conta da Copa do Mundo, ou seja, pelo cenário de instabilidade política e econômica.

De uma forma geral, o consumidor está mais disposto a fazer  compras no período, em função das festas de final de ano e também do recebimento do 13º salário, o que gera maior fluxo de clientes nos estabelecimentos. Para fidelizar esse consumidor e atrair novos, é importante planejar as vendas.

Portanto, é o momento de investir na criatividade e traçar estratégias que permitam aproveitar ao máximo as oportunidades que virão para ajudar a aumentar o faturamento. Preços atrativos, condições de pagamento facilitadas e promoções estão entre as “armas” do empresário do varejo. Veja aqui algumas dicas:  

ATENDIMENTO
O atendimento personalizado, no qual o atendente procura identificar as aspirações do consumidor, é um importante fator para alavancar vendas. Assim como o produto, o tratamento recebido é determinante para o negócio ter êxito. Para tanto, é preciso preparar o  atendente e conscientizá-lo de que sua postura fará toda diferença no momento da venda;

- PRODUTOS
A diversidade de produtos encanta o consumidor. Apresente várias opções de modelos e preços, ajude-o na escolha e também ofereça novas tendências. É comum o cliente levar mais de um produto pelo contato com itens diferenciados, por isso, mantenha sempre diversificada a oferta de produtos;

- PAGAMENTO
Se o problema é preço, facilite o pagamento. A medida pode estimular o consumidor a comprar mais e colaborar assim para o aumento do ticket médio das vendas. Portanto, mantenha a segurança, mas ofereça facilidades para pagamento, seja em cartão, cheque ou carnê;

- VANTAGENS
Apresente ao cliente as vantagens do seu estabelecimento em relação aos concorrentes, como por exemplo, políticas de fidelização, pode ser o diferencial para atrair o consumidor;

- PROMOÇÕES
Promoções também podem ser um atrativo para os clientes e ajudar a incrementar as vendas. Os descontos devem, para tanto, resultar em valor expressivo que motive o ato da compra;

- VITRINES
As vitrines decoradas valorizam os produtos e são um convite para o consumidor entrar na loja. Nesta época, a decoração natalina envolve o consumidor e colabora para que ele entre no clima. Com a chegada do verão, novas opções de vestuário também chamam a atenção do consumidor;

- IDENTIDADE
É importante promover a identificação entre estabelecimento e cliente. A oferta variada de produtos, a qualidade do atendimento e do pós-venda podem promover essa afinidade. Uma vez criada essa identidade, sempre que precisar de um produto, para uso próprio ou para presentear, o consumidor irá aturalmente se lembrar do estabelecimento como um ícone de confiança e de oportunidade.


COMPORTAMENTO
Consumo reduzido


Mudanças nos hábitos de consumo exigem adaptação do comércio
Grandes redes e supermercados de maior porte procuram se adequar ao novo quadro


Inflação resistente e com tendência de alta, juros elevados, desaceleração no crédito, além de incertezas em relação ao mercado de trabalho, são evidências que apontam mudanças no comportamento dos consumidores em geral, sobretudo em relação aos da classe C. Surgida nos últimos anos, essa nova classe média incorporou grande contingente de pessoas ao mercado de bens e serviços, beneficiadas pela expansão real da renda.

Nessa linha, faz sentido concluir que o ímpeto desse movimento de consumo vem perdendo fôlego. Consumidores e famílias estão diante de um cenário menos nítido e mais adverso, que sugere maior cautela e controle de gastos. Isso implica, por exemplo, em pesquisar preços, evitar supérfluos, fugir de dívidas e de novos compromissos, em nome de um orçamento mais equilibrado, distante de riscos.

A mudança nos hábitos começou pelo consumo de alimentos, fato captado pelas grandes redes e supermercados de maior porte que, como os consumidores, procuram adaptar-se ao novo quadro, com campanhas e outras estratégias de venda para atrair os clientes. Essa transformação é uma tendência que se consolida, conforme  comprovam estudos de empresas especializadas em pesquisa de consumo, a Nielsen e a Kantar Worldpanel

Basicamente, os estudos apontam na mesma direção. A pesquisa da Nielsen indica que, durante o primeiro semestre deste ano, o consumidor reduziu as idas aos pontos de vendas (-5,5% em relação ao primeiro semestre de 2013), mas apresentou crescimento no ticket médio gasto (8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior).  A Kantar, por sua vez, mostra que a classe A/B diminuiu a ida ao ponto de venda em menos três vezes, mas comprou volume e em itens adquiridos a cada viagem, 3,0% maior, enquanto que na classe C a redução foi de seis visitas e o número de itens e volume comprados ampliados em 5,0%.

Estes poucos números bastam para sustentar a ideia do novo cenário, adverso e no qual se sobressai a influência marcante da inflação no comportamento das pessoas, após anos de relativa tranquilidade proporcionada a consumidores, empresas e mercados pela estabilidade de preços. Diante dessa situação, não surpreende que aos agentes econômicos reste apenas buscar a melhor forma de convivência com essa realidade.

Num processo em cadeia, com foco sobre o consumo de alimentos, e ao considerar a crescente importância atribuída pelos consumidores ao fator preço, não se descarta um período de acirramento da concorrência, liderado pelas grandes redes de supermercados. Com campanhas e promoções, graças a estrutura e elevado poder de negociação com os fornecedores, as grandes redes visam ampliar sua participação no mercado.

Na disputa pelo consumidor, vale lembrar, também estão os “atacarejos”, lojas que atuam como atacado e varejo. Por seus preços mais acessíveis, em função de maiores volumes adquiridos, essas lojas possibilitam maiores compras. Daí sua crescente presença no mercado pela intenção de consumidores, de diferentes classes de renda, de buscar opções mais vantajosas, sobretudo produtos alimentícios e de higiene e limpeza.

É nesse ambiente, que envolve gigantes e grandes, que o pequeno varejo também está presente. Mesmo não dispondo das mesmas condições para enfrentar a acirrada concorrência, o comércio varejista aposta no atendimento personalizado, oferece serviços com qualidade, fortes atrativos para fidelização de seus clientes.

TERMÔMETRO

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