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Economia

EconoMix Digital nº 91

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Como promover liquidações e promoções sem ter prejuízo

Ofertas criativas são capazes de atrair e estimular o cliente a consumir

Passado o Natal, data mais representativa do ano para o comércio, os empresários se deparam com um cenário de desaceleração significativa no movimento e nas vendas porque o consumidor entra no mês de janeiro com o orçamento comprometido. Somam-se às dívidas natalinas, e eventuais dívidas anteriores, gastos com material escolar, matrículas, uniformes, viagens e lazer, além do pagamento de impostos.

Essa série de gastos, que em alguns casos se estende ao longo do primeiro semestre, eleva o comprometimento da renda e achata o poder de compra, gerando grande preocupação no setor do comércio. Uma das alternativas básicas é a aceitação do uso do cartão de crédito, que favorece as compras parceladas, para aproveitar alguma folga que possa ocorrer nas finanças dos consumidores.

Para combater essa apatia sazonal de consumo, o comércio deve elaborar condições interessantes e criativas, oferecendo novas oportunidades de compras por meio de ofertas, promoções e liquidações, tanto nas lojas e estabelecimentos físicos quanto no ambiente de compras virtuais. As ações devem ser concebidas para atrair, cativar e estimular o cliente, aproveitando que o consumidor ainda tem fôlego para compras.

Nos dias de hoje, a principal ferramenta do administrador é a informação. Ou seja, observar, analisar, pesquisar e, enfim, alinhar os dados coletados estrategicamente. A adoção de um plano estratégico e sua constante reavaliação deve ser um hábito para qualquer empresa, independentemente de seu porte, localização ou segmento de varejo.

Esta é a hora de reavaliar como está o estoque e adotar algumas táticas para não ficar no vermelho. E é nesta época que grandes lojas realizam liquidações, inspirando os pequenos e médios empresários a realizarem eventos semelhantes. A seguir, destacamos alguns pontos importantes para quem quer realizar uma liquidação:

  • FAZER A ANÁLISE FINANCEIRA E COMERCIAL

É importante que o empresário faça uma análise financeira para identificar o desconto máximo que pode ser concedido, sem prejudicar as finanças da empresa. Nesse ponto ele deve verificar custos de oportunidade entre perder parte da margem e obter capital de giro imediato ou ficar com o estoque por um longo tempo. A redução de preços deve considerar o ponto de equilíbrio do produto.

  • SELECIONAR AS MERCADORIAS

Avaliar quais mercadorias e de que forma serão colocadas em liquidação. Deve-se também observar a quantidade de itens disponíveis de cada peça. Muitos lojistas têm dúvidas se devem liquidar todo o estoque ou apenas parte dele. Os itens colocados em oferta devem ser os de menor giro. Porém compras efetuadas com grandes descontos, também podem representar boas oportunidades para a realização de liquidações. Outra boa opção para liquidação são os itens de mostruário.

  • ATRAIR O CONSUMIDOR E CONVENCÊ-LO A COMPRAR

É importante que o consumidor atribua notável confiança à liquidação anunciada, pois assim ele irá acreditar na oferta e essa poderá ser uma ótima oportunidade que o incentive a comprar, apesar de já estar com reduzido poder de compra em função do endividamento existente.

  • DIMENSIONAR O DESCONTO

Outro ponto que pode abalar a credibilidade é o tamanho do desconto. Algumas lojas anunciam descontos de 50% ou mais. Esse tipo de anúncio pode gerar desconfiança, pois o consumidor brasileiro tem uma boa noção de preços. Além disso, grandes descontos afetam a imagem da loja, principalmente quando a liquidação acaba e os preços retornam aos patamares normais.

  • AVALIAR OS CUSTOS COM DIVULGAÇÃO

Além disso, o empresário deve considerar nos cálculos, gastos com publicidade, que é a chave para o sucesso de sua liquidação. Tudo deve ser dimensionado com cuidado.

Enfim, a realização da liquidação exige também um planejamento, pois é uma forma interessante de gerar capital no curto prazo sem, contudo, gerar prejuízo ao lojista. Nessa época o consumidor ainda está ávido por boas oportunidades e esse momento pode ser bem aproveitado, com boas ações comerciais.

Cuidados na compra do material escolar

É importante detalhar todo o gasto mensal do orçamento doméstico antes de se comprometer com novas despesas

No conjunto de gastos inevitáveis de início de ano, um dos mais impactantes para o orçamento familiar é o que se refere à compra de material escolar e uniforme. É um gasto previsível, e que se repete todos os anos no mesmo período, mas dependendo do número de filhos, afeta para mais ou para menos as contas da casa, já comprometida com dívidas resultantes dos gastos de Natal e de lazer nas férias.

Estudo recente da FecomercioSP confirma esse quadro. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de dezembro de 2013 revela que 53,8% dos paulistanos estão endividados, uma alta de 7,5 pontos porcentuais em relação ao mesmo período de 2012. Ou seja, mais da metade dos consumidores começou o ano endividado por conta de dívidas antigas, mais as referentes às compras do Natal e férias, além das  que virão a partir de tantos gastos já previstos para o mês de janeiro, que comprometem boa parte da renda.

Nas escolas estaduais de São Paulo, as aulas serão antecipadas para o dia 27/01/2014 e o período de férias de inverno será na mesma época de realização da Copa do Mundo, de 12 de junho a 12 de julho. O calendário escolar foi alterado para que a realização do evento não prejudique o ano letivo. Essa antecipação, portanto, fez com que o gasto com uniforme e material escolar ocorrera obrigatoriamente em janeiro.

Para que os consumidores possam economizar e/ou evitar um endividamento maior de sua renda, seguem algumas dicas de como proceder no momento da compra de material  escolar em 2014. Confira:

  • PESQUISA DE PREÇOS

A primeira dica indispensável para quem quer economizar é a pesquisa de preços. Alguns produtos apresentam grandes diferenças de preços, portando não hesite em pesquisar em pelo menos três estabelecimentos diferentes antes de realizar sua compra. É importante também levar a lista do material em mãos, pois assim ficará mais fácil comparar preços para pagamento à vista, bem como o prazo, em caso da compra parcelada.
 

  • APROVEITAR O MATERIAL DO ANO ANTERIOR

Antes de sair às compras verifique o material usado no ano anterior, principalmente, os materiais básicos, como caneta, lápis, caderno, régua, entre outros e veja a possibilidade de reaproveitá-los. Os livros didáticos também podem ser reaproveitados, antes de comprar novos tente promover uma troca de livros com os alunos de outras séries.
 

  • GRUPO DE COMPRAS

Para conseguir um desconto maior e em produtos comuns aos alunos de uma determinada escola ou série, a compra em conjunto é uma excelente oportunidade. Quando o volume da compra é maior, pode ser mais fácil negociar descontos ou maiores prazos para pagamento.
 

  • MATERIAIS DISPENSÁVEIS

Ao sair às compras é sempre importante ter em mãos a lista do que é realmente necessário. Pois os produtos da moda, com personagens e logotipos possuem preços mais elevados. As ações de marketing influenciam, principalmente, as crianças e nem sempre o material mais sofisticado é o melhor ou o mais adequado.
 

  • INTERNET

Comprar pela internet pode ser uma boa alternativa para economizar. Nos últimos anos o comércio eletrônico tem crescido significativamente e diversos segmentos estão utilizando esse canal que traz comodidade e segurança. Ao realizar suas compras pela internet o consumidor deve atentar ao valor do frete cobrado e o prazo de entrega. Assim quem decidir optar por esse meio deverá realizar suas compras com antecedência.
 

  • INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO

Ao realizar suas compras verifique sempre, nas embalagens dos produtos, informações a respeito da composição, prazo de validade, a respeito do fabricante ou importador e se apresentam algum tipo de risco ao consumidor.
 

  • NOTAL FISCAL

O consumidor deve sempre exigir que o comerciante forneça a Nota Fiscal, pois em caso dos produtos adquiridos apresentarem algum problema, mesmo que estes sejam importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Os prazos para reclamar são: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. E nestes casos será imprescindível apresentação da Nota Fiscal de compra.

Portanto, antes de realizar a compra do material escolar é importante detalhar todo o gasto mensal do orçamento doméstico. Depois de identificar toda sua despesa mensal, observe quais poderão ser reduzidas, eliminadas ou adiadas.

Assim, poderá visualizar com clareza quanto do orçamento estará disponível para realizar as compras de material escolar sem ultrapassar os limites do orçamento familiar e iniciar o ano mais controlado financeiramente.

Realização da Copa no Brasil pode gerar boas oportunidades ao comércio

Por conta do Mundial, primeiro semestre de 2014 será atípico, prevê FecomercioSP

O Calendário do Comércio de 2014 traz novos desafios e é importante que o empresário comece desde já a traçar a melhor estratégia para conquistar o consumidor e aumentar suas vendas.

Este ano será atípico em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, no período de 12 de junho a 12 de julho. Mas, além do Mundial de 2014, o comércio deve estar atento ao planejamento de ações para as outras datas comemorativas do primeiro semestre, que são excelentes oportunidades para alavancar vendas. Assim, vale lembrar alguns aspectos relativos a essas ocasiões. Veja abaixo os destaques do primeiro semestre:

  • JANEIRO

No primeiro mês do ano é momento de realizar um balanço das vendas e fazer o Planejamento Estratégico para o ano. Nesse momento é importante que o empresário defina as metas que pretende atingir no ano. Neste mês também, as liquidações e promoções realizadas pelas grandes redes estão em evidência e o setor de papelaria ficará aquecido com a volta às aulas, antecipadas em função da Copa do Mundo. As férias afastam um pouco os consumidores dos grandes centros, mas a recuperação já poderá ser sentida no final do mês.
 

  • FEVEREIRO

Em 2014, o mês de fevereiro não terá a maior festa popular do país. Isso porque a data de realização do carnaval é flutuante e calculada de acordo com a Páscoa. No mês de fevereiro, ainda será possível observar grande movimentação do setor de papelarias, principalmente nas primeiras semanas.
 

  • MARÇO

O mês de março será marcado pelo carnaval, feriado que será comemorado no dia 4 e representa um bom motivo para a realização de promoções especiais. A data impulsiona as vendas dos setores de vestuários, alimentos, bebidas e turismo. Nesse período o consumidor está mais realista e menos impulsivo, sendo necessário um estímulo ou um trabalho de persuasão para realizar sua compra.

Além do carnaval, neste mês se comemora o Dia do Consumidor e o Dia das Mulheres. As compras que antecedem a Páscoa começam ser estimuladas com a preparação visual das lojas. O setor alimentício pode continuar promovendo promoções para obter ganhos maiores.
 

  • ABRIL

Com a chegada da Páscoa, o destaque no mês de abril, o segmento alimentício pode registrar aumento nas vendas. Criatividade na hora de oferecer os produtos e promoções podem fazer a diferença para aumentar as vendas. Os ovos de chocolate tem forte apelo junto ao público infantil, em especial.

No setor de vestuário, as liquidações de verão deverão tomar conta das vitrines, pois já será época de compra da nova coleção junto aos fornecedores.
 

  • MAIO

Neste mês temos a segunda data mais importante para o comércio, depois do Natal, que é o Dia das Mães. A data apresenta forte apelo emocional e o tíquete médio aumenta em relação ao Natal. A qualidade no atendimento é um fator diferencial que deve ser observado, bem como criar condições acolhedoras no estabelecimento para o público masculino que irá às compras.

  • JUNHO

O mês de junho está recheado de datas comemorativas. A primeira delas é o Dia dos Namorados. Esta data, apesar de ter um movimento aquecido, ainda é de menor repercussão do que o Dia das Mães, embora o tíquete médio seja semelhante. O setor de vestuários e calçados deve apresentar bom aquecimento nessa data.

Logo a seguir teremos o início dos jogos da Copa do Mundo (12/06). O país deverá receber um número expressivo de turistas e isso pode aquecer o consumo de vários setores. Produtos relacionados ao futebol terão boa visibilidade, bem como motivos decorativos sobre o tema. Gastos com turismo, lazer, bares e restaurantes devem ter bons resultados.

Em junho ainda teremos as festas juninas, com destaque para o Dia de São João (24/06). No Nordeste, as celebrações juninas tem uma importância  crescente e a programação intensa atrai cada vez mais turistas para as comemorações. Em menor proporção, também o comércio local deve ter maior circulação por conta do motivo festivo. Usar de criatividade pode contribuir para o aquecimento das vendas.

Outro acontecimento de junho é a chegada do inverno. As coleções já estarão nas lojas e, como sempre, aumentará a procura por aquecedores e também itens da coleção de vestuário que são, em geral, de preço bem mais elevado.

Termômetro

INDICADOR MÊS REFERÊNCIA VALOR TENDÊNCIA COMENTÁRIO
ICF - INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS (SP) - pontos (*) Novembro 125,3 ?

O ICF permaneceu estável em relação a outubro. O importante no mês foi que os dois itens, Emprego Atual e Nível de Consumo Atual, apresentaram elevação de 5,7% e 2,1%, respectivamente. A maior segurança no emprego e possível aumento de consumo, melhora as expectativas para as compras de fim de ano.

PEIC - ENDIVIDAMENTO (SP) - % famílias endividadas Novembro 53,8% ?

A inflação prejudicou o orçamento das famílias em 2013, reduzindo o seu poder de compra. Para complementar a renda, elas buscaram o crédito. O endividamento neste mês foi 7,5 pontos percentuais maior que em dezembro de 2012, mas o atraso variou pouco, subindo 1 p.p de 15,8% para 16,8% em um ano.

IPCA - valor mensal Novembro 0,54% ?

O grupo de Alimentação e Bebidas apesar de ter registrado taxa menor a vista em outubro (0,56% contra 1,03%), foi novamente o que mais pressionou o o indicador no mês, 0,14 p.p dos 0,54%, seguido de Habitação com 0,10 p.p. O IPCA acumula em 12 meses 5,77% e deve fechar o ano próximo a 5,7%.

TAXA DE JUROS PF - taxa ao ano Novembro 38,5% ?

A taxa de juros para pessoa física se elevou pela sexta vez consecutiva. Ela acompanha a tendência de alta da SELIC, referência para os juros. Mesmo com o crédito mais caro, a inadimplência continua caindo e chegou ao menor valor desde maio de 2011, 6,7%. Portanto, mais crédito e menor risco aos bancos.

CONCESSÃO CRÉDITO PF - variação mensal Novembro -3,4% ?

A retração de 3,4% nas concessões foi por conta do menor número de dias úteis em novembro em relação a outubro, 21 contra 23. Entretanto, houve aumento na média diária, ao contrário do visto no mês anterior. Foi de R$ 6 para R$ 6,3 bilhões o que mostra disposição das famílias na contração de crédito.

EMPREGO RMSP - taxa de desocupação Novembro 4,7% ?

A taxa de desocupação atinge o menor valor para o mês desde o início da série em 2002. Houve retração de 0,9 ponto percentual na comparação com outubro e 0,8 p.p no contraponto anual. O resultado não foi somente por um mercado de trabalho aquecido, mas pelo aumento de pessoas economicamente inativas.

Fonte: FecomercioSP / Banco Central / IBGE
Elaboração: FFA Consultoria e Pesquisa Econômica
(*) Acima de 100 pontos o índice indica grau de satisfação das famílias.

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