Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Ecotinta vencedora do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade se prepara para mercado

Projeto ganhou visibilidade no mercado, na imprensa e em iniciativas sociais após reconhecimento da FecomercioSP

Ajustar texto A+A-

Ecotinta vencedora do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade se prepara para mercado

Após vencer o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria microempresa, a GED – Inovação, Engenharia e Tecnologia, responsável pelo projeto da Ecotinta, ganhou visibilidade na imprensa, no mercado e presença em ações sociais. Criada por Gabriel Domingos em 2011, a empresa desenvolve soluções relacionadas ao tratamento e reutilização de resíduos, como a Ração Susten, feita a partir das sobras de camarões descartados na Baixada Santista. O produto já rendeu ao pesquisador o 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2013.

Neste ano, uma tinta acrílica criada com resíduos da indústria de fertilizantes, o fosfogesso, recebeu o reconhecimento da premiação. O projeto, agora, está caminhando para entrar no mercado, como explica Domingos. "Nós iniciamos um processo com o Ministério Público e as empresas que detém o passivo ambiental que utilizo como matéria prima para fazermos um Termo de Ajuste de Conduta". Segundo o ganhador do prêmio, a intenção é facilitar o acesso da GED aos resíduos que são utilizados como matéria prima para a produção da Ecotinta. A premissa do processo é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga as empresas a destinarem corretamente o lixo produzido.

Para o projeto, vencedor o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade foi um importante motor nos negócios. "Depois do Prêmio, recebemos empresas interessadas em industrializar a Ecotinta, mas já tínhamos uma antes e estamos alinhando essa parte. Agora estamos esperando definir o fornecimento da matéria prima com o órgão público", explica Domingos.

Enquanto o processo não finaliza, a GED tem investido em ações que contribuem com a zeladoria das cidades e, consequentemente, com a divulgação da Ecotinta. "Estamos pegando praças e parques públicos que estão deteriorados e fazendo pintura com a Ecotinta, o que está dando uma visibilidade muito boa pra nós", indicou Domingos. O premiado citou, ainda, que foi convidado pela ONG Cidade Ativa para participar da iniciativa desenvolvida em São Paulo, de revitalizar escadarias. 

Para Domingos, parte do espaço que o projeto vem ganhando é resultado do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. "Trouxe visibilidade e credibilidade. A GED é uma empresa pequena, nova e que trabalha com inovação. E o Brasil tem certo receio quando tem essa junção. A FecomercioSP apoiando e chancelando nosso projeto é algo muito importante", avalia.

A GED também está trabalhando em outras soluções, como um sabão em pó ecológico desenvolvido com subprodutos da indústria farmacêutica. Além disso, um novo projeto está por vir, comenta Domingos. "É um projeto que vai revolucionar a dificultosa tarefa de fazer a logística reversa da bituca de cigarro".

Para saber mais sobre o projeto da Ecotinta, vencedor do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, clique aqui.

Fechar (X)