Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Empresa de manejo florestal ganha espaço após Prêmio de Sustentabilidade

Rondobel, grande empresa vencedora do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, estreitou laços com órgãos públicos e comunidade local

Ajustar texto A+A-

Empresa de manejo florestal ganha espaço após Prêmio de Sustentabilidade

Ampliação do trabalho sustentável e relações mais estreitas com parceiros, movimentos sociais e órgãos públicos. Esses são alguns dos resultados alcançados pela empresa de manejo florestal Rondobel, de Belém (PA), após vencer o 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em agosto desse ano.

Reconhecida na categoria Grande Empresa, a companhia conta com o auxílio da organização internacional sem fins lucrativos The Forest Trust (TFT) para atuar com procedimentos internos responsáveis, reduzindo o impacto ambiental e aproximando a atuação à comunidade local.

Entre as ações da empresa premiada estão investimentos de R$ 1 milhão em infraestrutura na região, contratação de mão de obra local e manejo florestal com padrão internacional, que renderam diversas certificações ambientais.

Com o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a Rondobel obteve novas conquistas, segundo o coordenador social da Rondobel, Lucinaldo Blandtt. "Recebemos maior espaço junto aos órgãos públicos, em especial a Universidade Federal Rural da Amazônia e o Instituto de Terras do Pará, para dialogar quanto aos assuntos referentes aos interesses comuns entre a empresa e as populações tradicionais", indica. De acordo com ele, essa relação contribuiu para acelerar o processo de regularização fundiária em duas regiões do Pará, sendo Gleba Nova Olinda II e Mamuru. 

O reconhecimento da empresa trouxe mais ganhos, comenta Blandtt. "A estratégia política da empresa que visa a sustentabilidade foi fortalecida. Fortaleceu-se o discurso institucional de que as populações tradicionais da região precisam acompanhar in loco as discussões que, direta e indiretamente, tratam da sua dinâmica de vida".

Além disso, o coordenador social indica que a repercussão do Prêmio reforçou a necessidade do plano de desenvolvimento sustentável junto às comunidades ser uma responsabilidade dos órgãos públicos. 

A organização TFT assinala que o trabalho com a empresa premiada comprova que adotar práticas sustentáveis bem sucedidas é algo possível para empresas de quaisquer portes, a exemplo da Ronbobel, que se tornou modelo para demais madeireiras na região.

Para conhecer mais detalhes sobre o projeto vencedor, clique aqui.

Fechar (X)