Negócios
20/11/2018Empresários aguardam Black Friday para alavancar as vendas
Neste ano, a data marcada por promoções nas lojas físicas e no e-commerce será comemorada nesta sexta-feira (23)
Vendas realizadas na data vão influenciar os resultados do e-commerce no quarto trimestre do ano
(Arte: TUTU)
A poucos dias da Black Friday, empresários e consumidores aguardam ansiosamente pelas promoções nas lojas virtuais e shoppings. A data é comemorada na quarta sexta-feira de novembro – neste ano, cai no dia 23 de novembro.
No ano passado, a data registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões, crescimento de cerca de 10% em relação a 2016 e 15 vezes mais do que o registrado em uma sexta-feira normal, segundo informa o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e Relações Institucionais da Ebit Nielsen, Pedro Guasti.
Veja também:
E-commerce brasileiro cresce e fatura R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre
Cashback: sistema que devolve parte do dinheiro ao consumidor ganha força no Brasil
Alto índice de chargeback pode pôr em risco operações de comércio eletrônico
A Black Friday é a última data importante de vendas antes do Natal, e os lojistas a usam para equilibrar os estoques e se preparar para as vendas em dezembro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de que o e-commerce registre um bom desempenho nas vendas do quarto trimestre do ano em decorrência dos resultados da Black Friday.
Lojas físicas
Criada dos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil em 2011 apenas nas lojas virtuais. Os resultados obtidos ao longo dos anos expandiram as promoções para as lojas físicas, que têm aumentado o engajamento a cada ano que passa. A FecomercioSP recomenda que o aspecto humano seja reforçado nas lojas físicas para garantir o aumento nas vendas na data.
Notícias relacionadas
-
Economia
Black Friday: vendas devem crescer 10,3% em novembro
Para novembro, previsão da FecomercioSP é que o faturamento do Comércio atinja R$ 74,4 bilhões no Estado de São Paulo
-
Economia
Black Friday e vendas de fim de ano dão fôlego ao comércio
NegóciosDicas imbatíveis para vender mais na Black Friday 2024