Negócios
04/11/2014Empresas brasileiras estão entre as mais afetadas por novo ransomware
Descoberta pela Trend Micro, a ameaça TorrentLocker já afetou cerca de 4 mil organizações, sendo mais afetadas as italianas (53%) e brasileiras (26%)
Foi descoberta uma nova variante de ransomware, o TorrentLocker, que atingiu cerca de 4 mil empresas no mundo, informou nesta semana a Trend Micro, empresa especializada em segurança na internet. O Brasil foi o segundo país com mais empresas afetadas – 26,27% do total – perdendo apenas para a Itália, com 53,35%. O terceiro país com mais organizações infectadas foi a Alemanha (com 4,99% das infecções).
A ameaça, descoberta pela Trend Micro, é semelhante a uma família de ransomware anterior, o CryptoLocker, e funciona criptografando vários arquivos, pedindo dinheiro ao usuário em troca da liberação do acesso aos arquivos.
O TorrentLocker infecta o computador do usuário por meio de email contendo links maliciosos que, ao serem clicados, abrem um arquivo “.zip”. Ao ser descomprimido, o arquivo gera outro documento disfarçado de “.PDF”. Esses arquivos são, na verdade, uma variante do CryptoLocker detectado pela Trend Micro como TROJ_CRILOCK.YNG e pode criptografar uma grande variedade de tipos de arquivos incluindo .DOTX, .DOCX,.DOC, .TXT, .PPT, .PPTX, .XLSX, entre outros. Todos estes tipos de arquivos estão associados com produtos Microsoft Office, que são muito utilizados nas operações diárias de empresas.
Os cibercriminosos pedem pagamento em Bitcoins para enviar ao usuário uma ferramenta decodificada que supostamente poderá recuperar os arquivos sequestrados. Uma das amostras pedia resgate de 1.375 BTC (o equivalente a cerca de US$ 500).
O TorrentLocker usa a TOR, rede que permite o anonimato, para esconder seu tráfego.
Fonte: Convergência Digital
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/empresas-brasileiras-estao-entre-as-mais-afetadas-por-novo-ransomware