Legislação
10/04/2018Entenda como ficam os papéis de empresas, sindicatos e Estado diante da robotização no mercado de trabalho
Pesquisa da Universidade de Oxford estima que, em 20 anos, 50% das vagas de emprego desaparecerão nos países em desenvolvimento em virtude da inteligência artificial
A concorrência massiva de robôs com trabalhadores deve ser absorvida de forma planejada pela sociedade
(Arte: TUTU)
O avanço da tecnologia vai mudar o mercado de trabalho que conhecemos. Segundo pesquisa da Universidade de Oxford, estima-se que, em 20 anos, 50% das vagas de emprego desaparecerão nos países em desenvolvimento em decorrência da substituição dos trabalhadores por robôs.
A adoção da inteligência artificial já é sentida em diferentes áreas, como da construção civil e de serviços. Por causa disso, alguns países propõem a tributação sobre os robôs substitutos, para custear projetos de recolocação dos empregados dispensados.
Veja também:
Mudanças no mercado de trabalho com avanço da tecnologia é tema de evento na FecomercioSP
Como será o trabalho do futuro?, por José Pastore
Tecnologia e empregos: uma luz no fundo do túnel, por José Pastore
A legislação realça que o exercício empresarial tem o objetivo, além do lucro, da criação e da manutenção de empregos. As mudanças que já ocorrem nos fazem questionar como fica essa função social da empresa e como será o futuro das relações de trabalho com a substituição de trabalhadores por robôs.
Apesar das questões positivas advindas do avanço tecnológico, a concorrência massiva de robôs com trabalhadores deve ser absorvida de forma planejada pela sociedade. Enquanto a adoção de robôs provoca a dispensa de trabalhadores, os ganhos decorrentes de produtividade aumentam os lucros e os investimentos. Isso gera empregos em outras áreas.
O mercado de trabalho passou por recente mudança com a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Houve a criação de normas para o trabalho a distância e novos modelos de contratação, e isso mostra que, de certa maneira, as bases para as contratações do futuro estão postas.
O assunto é destaque da edição 43 do boletim Veredicto. Clique aqui e confira.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/entenda-como-ficam-os-papeis-de-empresas-sindicatos-e-estado-diante-da-robotizacao-no-mercado-de-trabalho
Notícias relacionadas
-
Imprensa
Web Summit: ‘social commerce’ personaliza o varejo
Especialistas apontam tendências na oferta de produtos e na relação com os clientes
-
Imprensa
Inteligência Artificial exige nova infraestrutura computacional
NegóciosIA deixa de ser opção e se torna essencial para a competitividade no Turismo
EditorialBrasil brilha em competição mundial. Leia artigo do Pastore