Sustentabilidade
15/11/2015Equilíbrio nas ações é chave para o desenvolvimento sustentável
População, indústria, comércio e governo precisam adotar práticas responsáveis
Com informações da Fundação Dom Cabral
Aliar crescimento e preservação dos recursos naturais é o desafio da atualidade. Nesse cenário, redução de consumo, reutilização de produtos, reciclagem e destinação correta dos resíduos ganham importância e passam a ser fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
“É preciso equilíbrio. Temos tecnologias que devem contribuir para isso. Basta que cidadãos, comércio, indústrias e governos invistam nas medidas corretas”, explica a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez.
Ações práticas
Algumas ações sustentáveis já podem ser observadas. A rede varejista Walmart, por exemplo, inaugurou sua primeira loja com iluminação 100% LED, em Indaiatuba, interior de São Paulo.
A escolha ecológica proporcionou economia superior a 27% em iluminação, além de reduzir os custos de manutenção em razão da maior durabilidade do produto. Até o fim deste ano, mais de 50 unidades da rede passarão por reformas para a troca de equipamentos de menor consumo de energia.
Já o grupo Carrefour criou o Programa de Uso Racional para instalar torneiras com redução de vazão de água em suas unidades e reduzir em até 50% o consumo de água. No ano passado, a empresa já conseguiu poupar 1,75 milhão de litros.
Teoria do decrescimento
Apesar de as discussões sobre consumo consciente e desenvolvimento sustentável serem atuais, práticas que pretendem reduzir os impactos do modo de vida da sociedade no meio ambiente já são discutidas por especialistas desde a década de 1970.
Entre os estudos publicados sobre o tema está a Teoria do Decrescimento, desenvolvida pelo economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen, em 1975.
A Fundação Dom Cabral aponta que a teoria surgiu com base na preocupação com a sobrevivência humana na Terra diante dos conflitos provocados pelo crescimento não sustentável. Passados 40 anos, os desafios se mostram os mesmos.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/equilibrio-nas-acoes-e-chave-para-o-desenvolvimento-sustentavel
Notícias relacionadas
-
Imprensa
Web Summit 2024: inovação e empreendedorismo
FecomercioSP acompanha discussões sobre a transformação digital e os reflexos da IA nos negócios
-
Economia
Brasil deve resolver gargalos profissionais e produtividade
LegislaçãoNova regra para atestado médico vale a partir de novembro
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Empresas têm função ativa no desenvolvimento sustentável
Abrir espaço para a inclusão, promover lideranças diversas e reiterar a equidade de gênero são essenciais
-
Sustentabilidade
Consumo consciente: entenda a sua importância no dia a dia
Veja como consumir com responsabilidade evita excessos, desperdícios e reduzir os impactos