Sustentabilidade
01/06/2015Escolas implantam projetos e envolvem alunos em ações ecológicas
Trabalhar a interdisciplinaridade e sensibilizar para a preservação do meio ambiente são propostas das instituições de ensino
Por Deisy de Assis
A necessidade de preservação do meio ambiente e o conceito de sustentabilidade são partes dos conteúdos abordados em sala de aula na atualidade. No caso de algumas escolas, a vontade de contribuir para uma sociedade mais consciente ultrapassou a teoria e resultou em ações.
Foi o que aconteceu na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, no município de Suzano, Região Metropolitana de São Paulo. Desde 2012, a instituição mobiliza estudantes e a comunidade para arrecadar óleo de cozinha usado e conscientizar sobre os danos do descarte incorreto do resíduo.
A vice-diretora Elizabeth das Neves Alves Pereira conta que tudo teve início como consequência das informações de uma palestra da Bio-Bras, ONG que destina esse material para a produção de itens mais duráveis, como tinta de parede e biodiesel. “Criamos um ponto de coleta na escola e passamos a promover a educação ambiental dentro e fora da escola”, comenta.
A organização se deu com a formação de um grupo de dez alunos. Com a supervisão dos professores, a equipe fica responsável por orientar os demais estudantes e a população, além de receber o óleo. Estudante da 7ª série, Raiane Cristina Souza Guimarães, de 12 anos, participa do grupo com entusiasmo. “Ações pequenas fazem diferença. Quero ajudar na construção de um mundo e assim também ser uma pessoa melhor”, afirma.
Os argumentos da aluna remetem ao que a diretora, Ana Maria Diegues, define como diretriz. “A escola já tinha a visão socioambiental. Agora adquiriu uma cultura de sustentabilidade”, diz a diretora, que eliminou o uso de copos descartáveis, pois estes geravam o descarte diário de 300 unidades.
Levando a natureza para dentro da escola
Na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, foi implementada ainda – dois anos antes do projeto – uma horta com frutas e hortaliças, utilizada para atividades de diferentes disciplinas e cujos frutos são incorporados à merenda escolar.
Algo semelhante ocorre em outra escola da Região Metropolitana de São Paulo. O Colégio Carbonell, na cidade de Guarulhos, mantém desde 2012 um minibosque, com árvores frutíferas, nativas, e uma horta. “Sentimos a necessidade de aproximar os alunos da natureza e, ao mesmo tempo, inseri-los em atividades multidisciplinares fora das salas de aula”, explica a mantenedora do colégio, Andrea Lourenço.
O minibosque é utilizado entre alunos de diferentes faixas etárias, desde Infantil I até o Ensino Médio. “Com os menores, por exemplo, trabalhamos caminhos sensoriais, com o contato dos pés em pedrinhas e o aroma de algumas flores. Já com os adolescentes, os professores aplicam aulas com base nos componentes do ambiente”, argumenta a mantenedora. O enriquecimento nos processos de aprendizagem e de sensibilização para a preservação da natureza é um dos principais resultados.
Ambas as escolas adotaram também sistemas de armazenamento de água da chuva. O recurso coletado é reutilizado para a limpeza dos pátios, banheiros e outros ambientes das instituições.
Ações e projetos que incentivam práticas sustentáveis, como os das escolas, podem concorrer ao 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Acesse aqui para mais informações.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/escolas-implantam-projetos-e-envolvem-alunos-em-acoes-ecologicas