Economia
06/07/2018Estrutura que produziu a riqueza no Brasil foi formada pelo pequeno empreendedor, diz Jorge Caldeira
Escritor e jornalista faz um novo retrato do passado econômico brasileiro em entrevista ao UM BRASIL
Especialista diz que, no período colonial, o País tinha uma economia quase do mesmo tamanho que a dos Estados Unidos
(Foto: Christian Parente)
O Brasil é reconhecido atualmente por ser um país empreendedor, mas uma nova análise da história mostra que essa característica sempre existiu. Na leitura feita pelo jornalista e escritor Jorge Caldeira ao UM BRASIL, ele nega que a formação da riqueza do País se concentrava no latifúndio escravista e na exploração de produtos de exportação.
"A produção brasileira, ao contrário do que imaginava o modelo clássico, foi feita por pequenos empreendedores. A estrutura básica que produziu a riqueza no Brasil foi formada pelo pequeno empreendedor individual, autônomo, grupo quase familiar”, explica.
Veja também:
Governantes perderam chance de manter avanços no País, afirma Maria Paula Carvalho
Brasil precisa dobrar investimentos em infraestrutura por 25 anos para aumentar a produtividade
“As questões relevantes da economia estão todas expostas”, diz Sergio Vale
Na conversa com Thais Herédia, Caldeira explica que a riqueza colonial foi produzida dentro do Brasil, formada por uma pequena produção de mercado interno que gerava muito valor. Por volta de 1800, a sociedade brasileira tinha aproximadamente 4 milhões de pessoas e cerca de 550 mil unidades produtivas basicamente familiares.
O País tinha uma economia quase do mesmo tamanho que a dos Estados Unidos – na época, com exportação, índice populacional e mercado interno parecidos com o americano. “O Brasil foi a primeira sociedade do planeta formada por gente vinda de muitos lugares para fazer uma coisa própria, por isso, uma sociedade muito empreendedora”, afirma.
O novo olhar é resultado de pesquisas elaboradas com o uso de novas ferramentas, como a antropologia e a econometria. O autor de História da riqueza no Brasil — cinco séculos de pessoas, costumes e governos (ed. Estação Brasil) imprime na obra um retrato diferente do que era estudado até o momento. “O que esses novos instrumentos de medida permitiram identificar é outro tipo de história econômica”, diz.
Confira a entrevista na íntegra:
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/estrutura-que-produziu-a-riqueza-no-brasil-foi-formada-pelo-pequeno-empreendedor-diz-jorge-caldeira