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Sustentabilidade

Estudantes desenvolvem projetos que reduzem impactos ao meio ambiente

Iniciativas resultaram em horta residencial, sistemas para reutilização da água e educação ambiental

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Estudantes desenvolvem projetos que reduzem impactos ao meio ambiente

Deisy de Assis

A preocupação com o meio ambiente e a vontade de criar alternativas para diminuir os impactos provocados pela ação do homem fizeram com que alunos levassem conhecimentos da sala de aula para projetos de práticas ecológicas.

Foi o que aconteceu com Jhonatan Fernando Ferreira, Wigor Lucas Ribeiro e Raphael Casagrande Fernandes, estudantes do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, na cidade de Jales, interior de São Paulo. Depois de uma pesquisa de iniciação científica, o trio desenvolveu um método despoluente para a água.

Os estudos para o método começaram há um ano. No mês passado, amostras de água tratada pelos estudantes foram analisadas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e aprovadas. Todo o sucesso da iniciativa rendeu ao grupo o primeiro lugar na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo e uma menção honrosa na feira Genius Olympiad, em Nova York.

O projeto funciona por meio da captação de água das pias da escola, seguido do tratamento para reuso. “A água passa por uma caixa para extração de gorduras. Depois por um filtro biológico, que retira possíveis odores que água possa conter, além de melhorar o ph. Por último utilizamos o Tansloc, produto natural extraído das acácias negras, para que a água tenha boa coloração”, explica Ferreira.

“Estimamos que em agosto já consigamos a instalação do sistema na escola, o que pode gerar uma economia de 20 mil litros de água por mês”, disse o aluno, que espera ajuda com patrocínio.

A água tratada será usado para limpeza, além de ser útil na irrigação da horta existente na escola. “Se o projeto for aplicado em outras escolas, acreditamos que haverá uma grande economia de água, que a longo prazo fará diferença para o meio ambiente”, conclui Ferreira.

Por uma casa sustentável

O estudante Rogério de Souza Vieira, do curso à distância de Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), usou a casa onde mora para aplicar uma iniciativa sustentável.

O jovem, que mora em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, desenvolveu o projeto ‘Casa mais Verde’, com o qual foi finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2014, e recebeu o Selo Ambiental da Câmara de Vereadores do município, este ano.

Deixando 25% do terreno do imóvel com chão de terra, Vieira implementou uma horta pomar, compostagem, minhocário e um mini lago com peixes. Ele criou ainda sistemas para armazenar aproximadamente três mil litros de água da chuva.

“Com isso recebemos a visita de pássaros e insetos diversos. Também produzimos e distribuímos mudas frutíferas e de ervas”, conta Vieira, que ainda menciona a cobertura Verde - com parreira de chuchu, maracujá e cara-moela - e o jardim suspenso na laje.

Com toda a transformação da casa, Vieira e a família começaram a receber visitas e promover ações educativas. O estudante agora planeja legalizar um instituto para formalizar das ações, transformar o projeto em uma pesquisa científica, construir um biodigestor para tratar a água negra (oriundas dos vasos sanitários) e um lago com plantas aquáticas para água cinza (água proveniente dos chuveiros, pias da cozinha e banheiros).

Investindo em educação

A história de Cláudio Martins, estudante de Gestão Ambiental da Faculdade Eniac, também faz parte da parcela de estudantes que não se contentou apenas com as reflexões sobre o meio ambiente. Nos últimos seis meses, Martins criou e desenvolveu um projeto de educação ambiental para crianças e adolescentes.

“O cronograma engloba palestras sobre assuntos variados – como recursos hídricos e desmatamento -, atividades lúdicas e passeios”, conta o estudante, que mora no município de Santa Isabel, na Grande São Paulo.

Martins acaba de finalizar o projeto com a descrição da metodologia a ser aplicada, seja para alunos do Ensino Fundamental ou de nível Médio. “Apresentarei o projeto a prefeituras das cidades vizinhas e, com as aprovações, devo aplicar o projeto nas escolas públicas ainda este ano”, disse o aluno, que considera a educação o único caminho para uma sociedade mais correta com os recursos naturais.

Iniciativas em prol do meio ambiente, como as desses alunos, podem ser inscritas no 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Para obter mais informações e se inscrever acesse aqui.

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