Economia
12/06/2017Ética nos negócios fortalece as relações comerciais
No ambiente comercial, o menor deslize provoca impacto grave na reputação da empresa

Empresas que preservam valores éticos fortalecem relação de confiança com seus clientes
(Tutu)
As empresas que desejam ter vida longa precisam estabelecer uma postura ética em seus relacionamentos seja qual for o cenário imposto pelo mercado, dos mais favoráveis aos mais adversos. Ética pode ser entendida como um conjunto de regras e preceitos de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que pode ter origem na família ou no ambiente onde viveu. Os valores adquiridos pesam na formação do caráter e se refletem, inclusive, nas relações comerciais.
Veja também
Pesquisa aponta os fatores que prendem os consumidores às marcas
Linguagem própria e conteúdo atualizado são chaves para usar humor como estratégia de negócios
“Empresário brasileiro ainda copia muito de fora”, diz Oskar Metsavaht
Portanto, a existência de regras que valorizem direitos e deveres das partes envolvidas é imprescindível nas negociações comerciais. A ética nas empresas apresenta, desta forma, papel fundamental na mediação de práticas, servindo assim como guia para os negócios.
No ambiente comercial, o menor deslize em relação aos princípios éticos provoca impacto grave na reputação da empresa, com perda rápida da boa referência, repercutindo em suas relações com clientes e fornecedores.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas vantagens que uma empresa que zela pela ética possui no mercado:
• Fortalecimento da relação de confiança com seus clientes, que se reflete em lucros e fidelidade dos consumidores;
• Ambiente agradável criado a partir desse comportamento torna os funcionários mais felizes e, consequentemente, mais produtivos;
• Empresas com padrões éticos têm menos problemas de furtos, sabotagens, discriminações e depredações de suas instalações;
• Ética reduz o número de reclamações e ações na Justiça.
Em geral, uma postura ética se reflete na forma como a empresa oferta seus bens e serviços. A marca, dessa forma, passa a expressar valores que serão lembrados pelos clientes. O resultado é a pavimentação de um caminho saudável para o crescimento dos negócios.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/etica-nos-negocios-fortalece-as-relacoes-comerciais
Notícias relacionadas
-
Economia
Comércio e Serviços geraram, juntos, quase 358 mil empregos formais em São Paulo
Por outro lado, dezembro foi o pior mês, desde 2020, para ambos os setores, indicando desaceleração
-
Legislação
Parcelamento do ICMS: iniciativa apoia finanças do empresário
EconomiaBanco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs