Negócios
02/05/2023Exportação de serviços no comércio exterior está aquém do potencial do setor, aponta Rubens Medrano
Vice-presidente da FecomercioSP participou do 14º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv)
A possibilidade e necessidade de expansão da exportação de serviços foram levantadas por Rubens Torres Medrano, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), na abertura do 14º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv). O evento com o tema central “A importância do Comércio Exterior de Serviços para a retomada econômica”, foi realizado na sede da Entidade, em São Paulo, na última quarta-feira (26).
“A FecomercioSP considera o comércio internacional como um dos pilares do crescimento econômico de uma nação, sendo fundamental para gerar emprego e renda, para aumentar a produtividade e a competitividade, para beneficiar os consumidores e o setor produtivo, para propiciar ganhos de escala e para atrair investimentos e divisas”, afirmou Medrano, ainda presidente do Conselho de Relações Internacionais (CRI) da Federação.
LEIA MAIS SOBRE COMÉRCIO INTERNACIONAL
- FecomercioSP apoia a internacionalização de empresas que tenham Portugal e a Europa como destino de negócios
- Lula nos Estados Unidos: mesmo sem medidas que beneficiem diretamente o setor empresarial, encontro fortalece relação entre países
- Com Mercosul mais aberto ao mundo, Brasil teria oportunidade de aumentar sua participação na corrente de comércio internacional
O especialista em comércio exterior, e também empresário, chamou a atenção para um fato importante: “Embora o setor de serviços represente cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, seu reflexo no comércio exterior está aquém do potencial que a FecomercioSP considera existir, já que ele é responsável por apenas 14% das vendas externas totais e, assim, demanda a implementação de políticas de estímulo ao seu desenvolvimento.”
Pleitos do setor
A participação da FecomercioSP no encontro fortalece o papel do Conselho de Relações Internacionais que recebe, com frequência, os pleitos trazidos por empreendedores que precisam lidar diariamente com as adversidades do ambiente de negócios, inclusive do setor de serviços. “Nosso trabalho consiste em abrir caminhos para novos investimentos, buscar tecnologias avançadas, fomentar a discussão acerca de políticas de simplificação de tributo e processos, estabelecer um canal eficiente de diálogo com o poder público e, assim, criar condições favoráveis de crescimento e incremento da economia”, disse Medrano.
Outros tópicos que abordados
Também foram abordados no Enaserv 2023 os seguintes pontos:
*Exportação de serviços como vetor da reindustrialização brasileira
*Comércio exterior de serviços alavancando o crescimento do setor aeronáutico
*Participação da pequena empresa no comércio exterior de serviços
*Crédito à exportação de serviços de engenharia: a reconstrução possível e necessária
*Serviços e indústria: prioridades para uma agenda de competitividade
Saiba mais
Para saber mais sobre assuntos como este, conheça as ações do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP.
Apoio ao comércio internacional
Trabalha com importação e/ou exportação ou deseja internacionalizar a sua empresa? Clique aqui e conheça as soluções oferecidas pela Fecomercio Internacional.