Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Falência: proposta para alterar o tratamento à micro e pequena empresa está desalinhada com o sistema jurídico

Em prol das empresas e da economia em geral, FecomercioSP aponta falhas de projeto de lei sobre o assunto

Ajustar texto A+A-

Falência: proposta para alterar o tratamento à micro e pequena empresa está desalinhada com o sistema jurídico
Projeto não justifica a alteração de uma importante legislação (Are: TUTU)

O texto do Projeto de Lei (PL) 5.809/2016, que pretende estabelecer tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas na extensão dos efeitos da falência, carece de fundamento com a atual legislação. Sempre atenta às leis que impactam as empresas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) acompanha o assunto, posicionando-se contra o PL.

A proposta acrescenta um terceiro parágrafo ao artigo 81 da Lei 11.101/2015, conhecida como Lei de Falências e Recuperação Judicial, para que a insolvência da sociedade não se estenda a outra empresa coligada com relação de parentesco entre os sócios, abrangendo os pequenos negócios.

Contudo, a FecomercioSP ressalta: a lei, a doutrina e a jurisprudência em nenhum momento estabelecem qualquer correlação entre o parentesco entre sócios e a extensão dos efeitos da falência.

Assim, o projeto apresenta uma correlação entre aspectos jurídicos completamente distintos, os quais não podem (nem devem) ser tratados como situação comum, a ponto de justificar a alteração de uma importante legislação.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Já conhece o Fecomercio Lab, o nosso canal para associados? Nele, você encontra diversos produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)