Negócios
03/05/2015Falha em aplicativos de bancos para sistema iOS deixa dados de clientes vulneráveis
Especialista em segurança digital expõe falha em aplicativos de seis bancos; instituições negam
Seis bancos brasileiros que tem aplicativos para o sistema iOS deixam os dados de seus clientes vulneráveis a ataques, é o que afirma o especialista em segurança digital Renato Ribeiro. O fato ocorre se o aplicativo for acessado de uma rede wifi não confiável e afeta os aplicativos dos bancos Bradesco, HSBC, Caixa, Banco do Brasil, Citibank e Banco do Nordeste.
Renato explicou em entrevista para a INFO que os programas, quando utilizados em redes não seguras, deixam vulneráveis para um ataque man-in-the-middle(MitM), número de conta bancária, agência e senha online.
O ataque foi demonstrado pelo especialista por meio de simulações gravadas. Nessas os dados de clientes foram expostos no terminal de um hacker. Os vídeos foram enviados aos bancos, que por sua vez, disseram que suas aplicações são seguras.
Para se prevenir desse tipo de roubo de dados, o cliente deve ter cuidado ao abrir o aplicativo bancário em redes não conhecidas ou que geram desconfiança. Se o uso for inevitável, empresas como Avast e F-Secure tem aplicativos pagos para iOS, que criptografam os dados do usuário.
Fonte: INFO
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/falha-em-aplicativos-de-bancos-para-sistema-ios-deixa-dados-de-clientes-vulneraveis