Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Faltam dois meses para o Congresso de Crimes Eletrônicos

Confira quem serão os palestrantes e os painéis do evento

Ajustar texto A+A-

Faltam dois meses para o Congresso de Crimes Eletrônicos

A 6ª edição do tradicional Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, promovido pelo Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP, acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na sede da Entidade. No primeiro dia de palestras, o destaque será a apresentação da Pesquisa de Crimes Eletrônicos 2014, levantamento realizado pela Federação, com a análise do presidente do Conselho, Renato Opice Blum. Haverá ainda discussão sobre o Marco Civil da Internet, aprovado este ano, e sobre a Lei de Crimes Eletrônicos, com a presença de Fernando Antonio Tasso, juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo e juiz assessor da Presidência.  O “Direito de Esquecimento na Internet” será tema de outro painel no mesmo dia, que contará com debate dos advogados especializados em Tecnologia da Informação Arystóbulo Freitas e Juliana Abrusio.

Os membros da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC) Luis Deak (consultor de TI) e Luis Garbelini (vice-presidente de relações internacionais) falarão sobre “Como fazer a correta aquisição de softwares e novas tecnologias”. Outro tema que estará na agenda do dia será “Obstáculos e desafios à perícia forense”. Para abordar o assunto, estarão presentes Marcelo Caiado, chefe da Divisão de Segurança da Informação da Procuradoria Geral da República, e William Beer, sócio-diretor de Cyber Security da empresa Alvarez & Marsal. A moderação ficará por conta de Rony Vainzof, vice-presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP. 

O último painel do dia tratará da “Segurança para Pequenas e Microempresas”. O tópico será discutido por Paulo Camargo, sócio-fundador da Jerovia, empresa brasileira de soluções de ponta para a segurança da informação, e pelo Delegado Mariano, professor de crimes eletrônicos da Polícia Civil, com moderação de Edileuza Soares, jornalista do IT Mídia.

O debate sobre “Direito à intimidade x Direito à extimidade” iniciará as atividades do segundo dia do Congresso, em 5 de agosto. A discussão terá a participação de José Nêumanne Pinto, editorialista, articulista de O Estado de S. Paulo e comentarista diário na Rádio Jovem Pan e no SBT, além de Emerson Wendt, delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, professor e escritor. O presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Federação, Renato Opice Blum, e Rony Vainzof, vice-presidente do Conselho, serão os mediadores.

O presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, Pedro Guasti, falará sobre “As tendências no e-commerce” no painel seguinte.

O painel “Arbitragem x Direito Eletrônico – Possibilidades e Riscos” trará especialistas da casa, como George Niaradi, membro da Câmara Empresarial de Arbitragem da Federação, a “Fecomercio Arbitral”. Maristela Basso, advogada e professora de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, e Mariana Furtado, sócia do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, completam o quadro de debatedores. 

O voto eletrônico e a biometria, que constituem tema do painel seguinte, serão explanados por Ana Prudente, integrante do movimento “Quero Meu Voto Impresso Além do Eletrônico”, que trará a visão do eleitor e do candidato. Giuliano Giova, economista, mestre em Sistemas Eletrônicos e diretor do Instituto Brasileiro de Peritos, e José Milagre, advogado, mestrando em Ciência da Informação pela UNESP, vice-presidente da Comissão Estadual de Informática da OAB/SP e autor do Livro Guerra Eleitoral na Internet, complementam o quadro de debatedores.

O tópico “Pagamentos Móveis” será tratado por Flávio Xandó, CEO da FX Soluções em Informática, com moderação de Edson Perin, sócio-diretor da Netpress e editor do RFID Journal Brasil.  Para encerrar as palestras do dia 5, o evento terá a presença do filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com a palestra "Ética e Educação para a Tecnologia".  As inscrições para o VI Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção estão abertas e são gratuitas. Os interessados em participar podem se inscrever aqui.

Fechar (X)