Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP apoia a internacionalização de empresas que tenham Portugal e a Europa como destino de negócios

Novo escritório da CNC em Lisboa servirá de apoio às empresas brasileiras

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP apoia a internacionalização de empresas que tenham Portugal e a Europa como destino de negócios
Natália Tafarello, da Fecomercio Internacional; André Rocha, do UM BRASIL; Diogo Ivo Cruz, da Invest Lisboa (Arte: TUTU)

A relação comercial entre Brasil e Portugal ganha um novo capítulo com a abertura do escritório internacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no World Trade Center Lisboa, em Portugal, cujo evento de inauguração aconteceu na última segunda-feira (24). A Fecomercio Internacional — disposta a apoiar e atuar em prol de um maior estreitamento entre os interessados — acompanhou o evento, que contou com a presença de renomados palestrantes.

“Ter um apoio em Lisboa certamente é muito importante para empresas que buscam se internacionalizar para o mercado português. Há informação (sobre dados econômicos, tendências de consumo, marketshare de empresas, entre outros) disponível de forma online, mas para quem está começando a explorar terceiros mercados, um suporte físico confiável de quem conhece seu público-alvo abre muitas portas”, disse Natália Tafarello, da Fecomercio Internacional.

Na apresentação de abertura da unidade, Roberto Tadros, presidente da CNC, destacou o ótimo relacionamento entre os países e disse que, com o apoio do Sesc e do Senac, o escritório será estratégico para ampliar oportunidades de negócios entre os países.

Tadros lembrou ainda que a CNC e a Eurochambers firmaram documento apoiando a assinatura do Acordo Mercosul–União Europeia. Além disso, destacou o fato de que o Brasil desempenha um importante papel nesse cenário comercial. Assim, o escritório terá o objetivo de estreitar relacionamentos e abrir oportunidades, não somente para Portugal, mas para toda a Europa.

O vice-presidente do World Trade Center Lisboa, em Portugal, José Magro, apontou que este é um momento histórico e afirmou haver espaço para empresários construírem e ampliarem os negócios, aproveitando o bom momento econômico de Portugal, com estabilidade política, infraestrutura otimizada, segurança e hubs de startups e economia verde.

Portugal

O país europeu é considerado o sexto mais aberto do mundo para o comércio exterior, de acordo com a Invest Lisboa, por ser um tradicional facilitador de negócios. Diogo Ivo Cruz, project director da agência, informou que o escritório servirá como ferramenta às empresas para obter informações fidedignas sobre a cidade.

rocha_borges_natalia_733André Rocha, do UM BRASIL; Antonio Carlos Borges, superintendente da FecomercioSP; Natália Tafarello, da Fecomercio Internacional
(Foto: divulgação)

Empresas

No encontro, Mariana Esteves de Oliveira, coordenadora de Marketing da rede de hotéis Vila Galé, discorreu sobre as oportunidades que o setor hoteleiro no Brasil propiciou à rede — que, hoje, conta com hotéis e resorts espalhados pela costa brasileira e planos futuros de mais investimentos. Atualmente, o capital da Vila Galé (100% português) aposta no turismo brasileiro para crescer mais.

Já Sérgio Machado, diretor da Fundação José Saramago, enfatizou a importância do envolvimento cultural entre Portugal e Brasil, de forma a desfrutar das proximidades sociais que enlaçam as nações. A fundação já dispõe de termo de parceria assinado com o Sesc e aprova a promoção de intercâmbios culturais.

Autoridades presentes

Dentre as diversas autoridades presentes, participaram Antonio Carlos Borges, superintendente da FecomercioSP; o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados; o senador Fernando Farias (MDB/AL); Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; a ex-senadora Kátia Abreu (PP/TO); e Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Saiba mais sobre a Fecomercio Internacional.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)