Editorial
19/05/2023FecomercioSP apoia campanha de incentivo a diagnóstico e tratamento precoce do glaucoma
Iniciativa faz parte das ações pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
A Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia a Campanha 24 Horas pelo Glaucoma, em defesa do diagnóstico e do tratamento precoce da doença. A ação, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), será no próximo sábado (20) e faz parte das ações pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado também em maio.
A doença, que evolui de forma silenciosa, sem dor ou incômodo na fase inicial, é considerada a maior causa de cegueira irreversível, atingindo pelo menos 1,5 milhão de pessoas no Brasil. No mundo, os casos chegam a 80 milhões, dos quais 5% desses números resultam na perda total da visão.
Diagnóstico e prevenção
Os fatores de risco para o glaucoma são hereditariedade, diabetes, traumas oculares e idade superior a 40 anos. A doença é diagnosticada em exame oftalmológico pela medição da pressão intraocular.
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão.
Tenha mais informações sobre o glaucoma aqui: https://www.24hpeloglaucoma.com.br/