Editorial
24/11/2023FecomercioSP apoia campanha que alerta acerca dos riscos do diabetes
Entidade busca sensibilizar a sociedade para a disseminação de conhecimento, além do diagnóstico e do tratamento precoce
A Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia a Campanha 24 horas pelo Diabetes, que visa alertar a população a respeito da importância do diagnóstico e do tratamento precoces.
A campanha acontece em novembro, mês do Dia Mundial do Diabetes (14/11). Uma maratona multidisciplinar online será realizada no dia 25, a partir das 9h, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A mobilização reunirá sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diferentes áreas em prol da saúde coletiva. Ainda serão realizados mutirões pelo Brasil para diagnosticar a doença.
Dentre as ações da FecomercioSP, estão as comunicações externa e interna sobre a campanha, com o intuito de sensibilizar a sociedade para a disseminação de conhecimento.
Diabetes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 1 em cada 11 pessoas no mundo convive com a doença. Existem três tipos de diabetes: o tipo 1 é quando o pâncreas produz insulina de forma insuficiente graças à destruição autoimune de suas células. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais recorrente em crianças, adolescentes e adultos jovens.
Já o tipo 2 corresponde a 90% dos casos e ocorre em razão de fatores como sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares. O tipo 3, o diabetes gestacional, é provocado pela elevação dos índices de glicose durante a gestação, quadro que, geralmente, se normaliza após o parto.
O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a saúde ocular e pode levar à perda parcial ou total da visão.
Mais informações sobre a campanha no link https://24hpelodiabetes.com.br/