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Negócios

FecomercioSP defende aprovação de projeto de lei que prevê equilíbrio de responsabilidade entre agências de turismo e fornecedores

PL 908/2021 busca disciplinar as obrigações no agenciamento de viagens, garantindo os interesses dos consumidores

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FecomercioSP defende aprovação de projeto de lei que prevê equilíbrio de responsabilidade entre agências de turismo e fornecedores
Medida busca definir com mais clareza as responsabilidades de cada setor da cadeia turística (Arte: TUTU)

*Matéria atualizada em 25 de agosto de 2022.

O equilíbrio entre direitos e obrigações nas relações de agências de viagem com fornecedores é apropriado para o crescimento sustentável do segmento. Por este motivo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) defende a aprovação do Projeto de Lei (PL) 908, de 2021, que tem como objetivo alterar a Lei 12.974/2014 para disciplinar a responsabilidade nas intermediações de atividades de turismo, garantindo os interesses dos consumidores.

Para a Entidade, o modelo atual penaliza as agências e dificulta a retomada dos negócios de forma consistente, muitos destes ainda abalados economicamente pela pandemia de covid-19. Isso, porque é exagerado o ônus imposto por parte das atividades turísticas e das regras consumeristas nos casos de falhas de qualidade ou eventuais cancelamentos de serviços intermediados e comercializados pelas agências e prestados por terceiros.

Assim, estas empresas são obrigadas a devolver os valores e responder por indenizações materiais e morais decorrentes de serviços que não foram (ou não seriam) desempenhados por elas, como meios de hospedagem e companhias de transporte aéreo, terrestre ou marítimo.

O PL 908/2021 pretende alterar esta sistemática para que cada fornecedor responda na medida da natureza do serviço prestado na cadeia – e dentro dos limites dos valores recebidos ou de titularidade. Isso vai refletir nos processos judiciais que penalizam esses negócios na mesma proporção atribuída aos fornecedores que detêm o produto (ou o serviço) não entregue ou de má qualidade.

O PL aguarda parecer do relator na Comissão de Defesa do Consumidor. Depois, passará por mais duas comissões na Câmara dos Deputados e, se aprovado, seguirá para votação no Senado.

Saiba mais sobre o Conselho de Turismo aqui.

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