Economia
21/07/2016FecomercioSP apoia veto à distribuição gratuita de sacolas plásticas na Capital
Federação encaminhou à Prefeitura de São Paulo ofício com pedido de veto ao Projeto de Lei Municipal nº 238/2012

Na visão da Entidade, os estabelecimentos já se adequaram às normas paulistanas, que foram aceitas pela sociedade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia o veto ao Projeto de Lei (PL) nº 238/2012, que obrigava supermercados, hipermercados, atacadistas e estabelecimentos varejistas paulistanos a fornecer sacolas plásticas gratuitamente aos consumidores. A Entidade reforça que a decisão sobre a distribuição desses itens nos comércios da cidade de São Paulo deve ser exclusivamente tomada pelos empresários.
Para a FecomercioSP, a determinação da disponibilização gratuita do produto contraria os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência, uma vez que as sacolas reutilizáveis bioplásticas são também artigos oferecidos pelos estabelecimentos. Além disso, a gratuidade das sacolas plásticas pode resultar em um consumo desenfreado destas, impactando significativamente a poluição do meio ambiente. Preocupada com esse cenário, a Federação encaminhou à Prefeitura de São Paulo um ofício com pedido de veto ao referido Projeto.
Na visão da Entidade, os estabelecimentos já se adequaram às normas paulistanas, que foram aceitas pela sociedade e vão ao encontro dos princípios de sustentabilidade. O fornecimento de sacolas plásticas já é normatizado pela Lei Municipal nº 15.374/2011, regulamentada pelo Decreto 55.827/2015, a qual proibiu a distribuição gratuita e a venda das sacolas plásticas e determinou o uso de sacolas bioplásticas reutilizáveis, nos termos da Resolução nº 55 da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). Assim, o PL em questão está em desacordo com a própria legislação municipal.
A Federação ressalta ainda que as sacolas bioplásticas reutilizáveis são benéficas para que a população adote a segregação dos resíduos domiciliares, usando as sacolas de cor verde para a coleta seletiva de materiais secos recicláveis, e as de cor cinza, para a coleta convencional de resíduos indiferenciados, conforme previsto no Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-apoia-veto-a-distribuicao-gratuita-de-sacolas-plasticas-na-apital