Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

FecomercioSP apresenta dicas para economizar na compra do material escolar

Apesar de gasto ser previsível, volume pode causar um impacto considerável no orçamento das famílias, que iniciam o ano mais endividadas

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP apresenta dicas para economizar na compra do material escolar

Pesquisar preços em ao menos três lojas pode ajudar a economizar nos gastos com material escolar
(Arte/TUTU)

O início do ano é marcado pelo período de volta às aulas. Para as famílias que possuem filhos em idade escolar, janeiro reserva gastos adicionais com material, uniformes e matrícula. Apesar de serem previsíveis, dependendo do número de filhos, esses pagamentos podem causar um impacto considerável no orçamento familiar. Ainda mais se considerarmos que o mês ainda traz outras despesas, como impostos e taxas.

Paulistanos utilizam parte do 13º salário para quitar dívidas e endividamento cai 0,8 ponto porcentual em dezembro
Economia brasileira deve sair do ciclo negativo no segundo semestre de 2017
Capital paulista registra alta no faturamento do comércio eletrônico no terceiro trimestre de 2016

Em dezembro de 2016, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontou que 51,9% das famílias da capital paulista estavam endividadas, aumento de 1,9 pontos porcentuais em relação ao mesmo período de 2015. Esses dados demonstram que o consumidor vai começar o ano mais endividado e, consequentemente, mais cauteloso na compra de material escolar, dentre outros gastos.

Para ajudar a economizar neste início de ano, a FecomercioSP apresenta, abaixo, algumas dicas importantes para a compra do material escolar de 2017. Confira:

Pesquisa de preços
A primeira sugestão é pesquisar preços em pelo menos três estabelecimentos antes de realizar sua compra, pois alguns produtos apresentam grandes diferenças. É importante levar a lista de material em mãos, pois assim ficará mais fácil comparar preços para pagamento à vista, bem como os prazos em caso da compra parcelada.

Material do ano anterior
Verifique o material usado no ano anterior, principalmente os básicos, como caneta, lápis, caderno, régua, entre outros, e veja a possibilidade de reaproveitá-los. Sebos oferecem bons descontos em livros usados geralmente em bom estado.

Grupo de compras
Para conseguir um desconto maior em produtos comuns aos alunos de uma determinada escola ou série, a compra em conjunto é uma excelente oportunidade. Às vezes a escola tem convênio com alguma papelaria e promove compras conjuntas com preços favoráveis. Quando o volume da compra é maior, pode ser mais fácil negociar descontos ou maior prazo para pagamento.

Material dispensável
Ao sair às compras é sempre importante ter em mãos a lista do que é realmente necessário. Produtos personalizados com personagens e logotipos possuem preços mais elevados. As ações de marketing influenciam principalmente as crianças e nem sempre o material mais sofisticado é o melhor ou o mais adequado.

Compra on-line
Comprar pela internet pode ser uma boa alternativa para economizar, com comodidade e segurança. Ao realizar suas compras on-line, o consumidor deve atentar ao valor do frete cobrado e o prazo de entrega. Dessa maneira, quem optar por esse meio deverá realizar suas compras com antecedência.

Informações sobre o produto
Principalmente no caso de materiais para crianças, verifique nas embalagens informações sobre a composição do produto, o prazo de validade e se há algum risco à saúde.

Nota fiscal
Sempre exija do comerciante a nota fiscal, pois, em caso de necessidade de troca, terá seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, é imprescindível a apresentação da nota. Também fique atento ao prazo determinado para troca dos produtos.

Orçamento apertado
Caso o orçamento de janeiro não comporte todos os gastos, opte pelo parcelamento com o cartão de crédito. Esta pode ser uma alternativa viável para amenizar os gastos do mês. Lembre-se de conferir a melhor data do cartão para efetivar a compra.

Fechar (X)